Arquivo

Terceira Parada Gay de Tóquio é marcada por presença estrangeira e muita gente bafo

Redação Lado A 30 de Abril, 2013 22h10m

COMPARTILHAR

TAGS


No último domingo (28), Tóquio, capital do Japão, famosa por seu conservadorismo e tradições milenares, recebeu a terceira Parada do Orgulho Gay desde 1994. No ano passado o evento foi retomado mas foi tímido, desta vez, teve maior apoio e cresceu. Rebatizada em 2012 como “Tokyo Rainbow Pride”, a parada ocorreu nas ruas dos bairros fashion Harakuju e Shibuya e reuniu milhares de pessoas no Yoyogi Park. 
 
Os manifestantes desfilaram com faixas e cartazes num tom ameno de protesto. O que se viu foi muita alegria e descontração por parte dos participantes que fizeram questão de entrar no clima e se fantasiar para a ocasião. Muitos estrangeiros participaram da marcha que reuniu mais de 4 mil pessoas, a maioria vestida de forma fashionista e muitas drags inspiradas na cultura pop japonesa.
 
O casamento entre pessoas do mesmo sexo não tem legitimidade legal no Japão, apesar do crescente reconhecimento legal em outras partes do mundo.  “Esta é nossa primeira tentativa de vínculos com muitos grupos de minorias sexuais”, disse Hiroko Masuhara, de 35 anos, uma das organizadoras do evento.  “O desfile é um evento simbólico no programa da Rainbow Week.” A taxa da comunidade pertencente ao grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), representa atualmente cerca de 5,2% da população japonesa, disse a organizadora, de acordo com o Japan Today.
 
Por lá, o pessoal faz vaquinha e este ano arrecadaram para a próxima edição mais de 10 mil reais. A intenção é que em até 5 anos a parada chegue a 50 mil pessoas. Abaixo, assista o vídeo da Tokio Rainbow Pride 2013:
 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS