Arquivo

Alerta: Novo tipo de gonorreia é considerado mais letal do que vírus da Aids

Redação Lado A 08 de Maio, 2013 19h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Em entrevista publicada esta semana no site americano CNBC, Alan Christianson, cientista fundador do centro de pesquisa Integrative Health Care fez um alerta de suma importância à comunidade médica sobre uma nova doença letal. Trata-se de um tipo de gonorreia “mais letal do que o vírus da aids”, segundo o cientista. Christianson pediu urgência no assunto e cobrou do Congresso do país a liberação de cerca de US$54 milhões (R$ 100 milhões) na busca de por drogas e pesquisas que possam colaborar para a cura de tal doença. 

Christianson ainda disse que a “supergonorreia” conhecida como H041 foi diagnosticada pela primeira vez em 2009, na ocasião foi detectada em uma prostituta japonesa. A doença chamou atenção pela resistência aos medicamentos e rápida proliferação. Outros casos surgiram de lá pra cá, não sendo noticiados à imprensa, e de acordo com as pesquisas de Christianson, o H041 poderia ser mais devastador que o vírus da aids, que mata cerca de 30 milhões anualmente em todo o mundo. “Esse tipo de gonorréia pode provocar mortes em poucos dias e é extremamente contagiosa. Há riscos maiores que os da aids, pois é uma bactéria mais agressiva e que pode afetar muitos rapidamente. É um potencial desastre”, declarou.  

Os sintomas provocados bactéria resistente são os mesmos da gonorréia convencional: corrimento, feridas e complicações se atingir a corrente sanguínea. A forma de contágio mais comum é via relações sexuais sem preservativo, e a taxa de transmissão é relevantemente mais alta que de outras DSTs.  A diferença ao portador da bactéria é que ela não responde ao tratamento e tem multiplicação agressiva. O Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) porém, nega que a enfermidade tenha sido encontrada fora do Japão e desmente que já tenha causado alguma morte. Com informações do Terra.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS