Arquivo

Indicado para o STF Luís Roberto Barroso é a favor dos direitos LGBT

Redação Lado A 27 de Maio, 2013 15h16m

COMPARTILHAR

TAGS


Após uma reunião no Palácio do Planalto que ocorreu na última quinta-feira entre a presidente Dilma e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi escolhido a indicação do novo ministro e juiz do Supremo Tribunal Federal para a vaga antes ocupada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou. O indicado foi o advogado carioca constitucionalista Luís Roberto Barroso, de 55 anos. O nome de Barroso agora irá passar pelo crivo do Senado, onde deverá ser aprovado.  Natural de Vassouras, interior do Rio, Barroso é casado e tem um casal de filhos. 

Amante de poesias e músicas, Barroso ainda se dedica a um blog onde reúne um grande número de informações como entrevistas e artigos. Barroso ainda tem forte envolvimento com a comunidade LGBT. A indicação foi comemorda pelo movimento gay mas criticada por conservadores. “As uniões homoafetivas são fatos lícitos e relativos à vida privada de cada um. O papel do Estado e do Direito, em relação a elas como a tudo mais, é o de respeitar a diversidade, fomentar a tolerância e contribuir para a superação do preconceito e da discriminação” afirmou o indicado em uma se suas defesas enquanto Procurador do Rio de Janeiro. Barroso se manifestou também a favor da pesquisa com células-tronco, união civil gay e aborto de anencéfalos.
 
O Palácio do Planalto divulgou na imprensa o currículo do advogado, no qual aparecem assuntos ligados à defesa dos direitos humanos, pesquisas quanto uniões homoafetivas relacionadas às uniões estáveis, ditas convencionais. Em nota divulgada para a imprensa, A assessoria da presidente Dilma comenta sobre a indicação da candidatura de Barroso ao quadro de ministros do STF: “A presidente Dilma Rousseff indicou hoje o advogado Luís Roberto Barroso para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ayres Britto. A indicação de Barroso, professor de Direito Constitucional e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, será encaminhada nas próximas horas ao Senado Federal para apreciação. O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura no país. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”. Luís Roberto Barrozo é autor de diversos livros na área e considerado um dos advogados constitucionalistas mais respeitados do país. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS