Arquivo

Novos crimes homofóbicos no Rio e São Paulo exemplificam urgência do PLC 122

Redação Lado A 09 de Maio, 2013 20h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Diego Santos, 30 anos, monitor educacional, prestou queixa à polícia no último domingo e alega ter sido agredido a pauladas por três homens e uma mulher que ainda tentaram roubar o rapaz na madrugada anterior no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ele estava conversando com mais dois amigos quando um grupo de pessoas apareceu no parque gritando para que os mesmos saíssem do local, os indivíduos estavam armados de paus e pedras. Em seguida, eles foram agredidos, a primeiro momento sem motivo algum. 
 
Pessoas que estavam próximo conseguiram imobilizar os suspeitos, interrompendo a agressão. O rapaz afirmou que com a chegada da Polícia Militar, o grupo foi controlado e preso em flagrante, eles foram levados ao 27º Distrito Policial do Campo Belo. A vítima alega que ao chegarem na delegacia o bando tento inverter a situação dizendo que eram homossexuais e que haviam sido agredidos pelo denunciante. A versão falsa do grupo não foi aceita pela polícia que relatou que entre os agressores ainda havia um adolescente.
 
Diego prestou depoimento e foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), para exames, já na segunda-feira foi ao pronto-socorro do Hospital Emilio Ribas para tratar dos ferimentos e relatou estar com marcas por todo corpo, além do rosto bem inchado. 
 
Outro crime recente no Brasil foi o caso do jovem gay Eliwelton da Silva Lessa (foto), de 22 anos, atropelado três vezes por motorista embriagado no Rio de Janeiro, na semana passada. A Justiça decretou a prisão preventiva do motorista Hélio Galdino Vieira, de 37 anos, no último sábado. O crime ocorreu em São Gonçalo, quando Eliwelton e dois amigos conversavam próximos a estrada Raul Veiga. Todos eram homossexuais e isto, segundo a polícia, motivou o ódio do motorista Hélio Vieira que após discutir e brigar com Eliwelton, entrou no carro e após meia hora atropelou o jovem, não contente o homem deu ré e em seguida acelerou novamente, passando por cima do rapaz três vezes, deixando Eliweltton com fraturas múltiplas na coluna e nos braços. Levado ao hospital, ele passou por uma cirurgia e veio a falecer. Segundo os amigos do jovem morto, o motorista provocou o jovem mandando beijinhos, iniciando a briga. O enterro do jovem foi seguido de protesto e angústia. 
Até o momento, 102 assassinatos homofóbicos foram registrados no Brasil em 2013. Um a cada 36h.
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS