SP: Peça Bullying aborda violência física e psicológica nas escolas

Bullying é um termo utilizado para se referir aos atos de violência física ou psicológica, praticados de forma intencionais e repetidos por um ou mais indivíduos. Pensando neste mal tão comum hoje em dia, a “Nova Cia de Artes” estreou na última quinta-feira no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, São Paulo, a peça “Bullying – No Limite” que fala justamente deste contexto. O espetáculo é baseado em um peça que se passa dentro do filme “Bang Bang Você Morreu”, do norte americano William Mastrosimone, sobre violência física e psicológica nas escolas. O texto adaptado para a peça brasileira é assinada por Thiago Ramos.

 Abrangendo todo o percurso da vida de uma pessoa que sofre deste preconceito, desde sua vida íntima, no anseio do lar, até a fase escolar e as agressões sofridas por colegas. As consequências ficam nítidas ao longo da peça através do personagem João, um adolescente que sofre de bullying em praticamente todas as fases de sua vida. Como a maioria dos casos que vemos atualmente, o caso do personagem João não é diferente e, com a situação fora de controle acaba em tragédia tanto para os agressores quanto os familiares. A peça fala de todos os tipos de bullying, inclusive do preconceito contra gays.
 
 O espetáculo é dividido entre a realidade vivida por João e suas lembranças na escola. Baseado em ocorrências reais de massacres escolares, a peça “Bullying – No Limite” trata de uma forma bastante atual este problema tão antigo, mas que tomou maior notoriedade nos últimos tempos. 
 
Segundo Rick Amaral, produtor do espetáculo, a noite de estreia foi muito bem absorvida pelo público escolar e demais profissionais da área. “Estreamos com três sessões voltadas para o público escolar. Foi muito bacana de ver, pois o retorno foi imediato e os alunos, professores, coordenadores e diretores, saíram muito satisfeitos e emocionados”, comenta.  Ainda segundo Rick, a peça não fica engessada somente ao problema de bullying, mas trata de assuntos familiares como um todo. “Essa peça é voltada para todo tipo de público, pois não fala somente do Bullying cometido nas escolas, mas também sobre os problemas familiares dos jovens quando estão nesse período de adolescência”, completa.
 
Rick Amaral cometa ainda que o espetáculo tem outra data marcada para atender a rede escolar, sendo no próximo dia 11 de junho e já o dia 13 de junho a peça será apresentada no Teatro São Sebastião, porém a ideia é rodar o país. “A ideia é viajar com este espetáculo, sempre dependendo dos produtores locais para os agendamentos”, conclui o diretor.

 
Elenco: Daiani Barreto, Houston Charles, Samara Salles e Thiago Ramos
 
Serviço
Quando: 11/06
Onde: Educacional e Cultural Governador Mario Covas - Teatro Mario Covas
Av. Goiás, 187 - Indaiá - Caraguatatuba/SP
Horário: Sessões às 10h, 15h e 20h
Ingresso: R$5 (Valor válido também para as escolas)
Classificação indicativa: 11anos
Produção: Rick Amaral Produções
Realização: A Nova Cia de Artes
 

Para maiores informações sobre esta e outras obras do diretor entre em contato: 
(012) 8194-2459 / 9700-7229 e-mail: rickmix@gmail.com  Rick Amaral Produções

 

Categoria: 

Tags: 




Comentar

Conteúdo relacionado