Arquivo

Assista: Quadrilha de festa junina do Recife tem beijo e casamento gay

Redação Lado A 17 de Junho, 2013 18h42m

A Quadrilha Tradição, participou na última sexta-feira, dia 14, do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, realizada em Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O grupo chamou a atenção por abordar o beijo gay na apresentação deste ano intitulada “O bilhete premiado”, e teve até casamento entre pessoas do mesmo sexo. Tradição das festas juninas, o casamento matuto é o ponto alto as quadrilhas, e no Nordeste essa parte da cultura nacional é levada a sério.

O grupo formado por jovens do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Com o tema beijo, o dramaturgo e diretor Anderson Abreu, da Quadrilha Tradição, resolveu explorar o tema do direito ao beijo das pessoas do mesmo sexo. Ele resolver passar tudo de uma forma poética e não vulgar. A trilha “A saga de Severino “Boca Virgem” foi o resultado do trabalho.
 
O rapaz, filho de mãe evangélica e pai coronel machista do interior, vai ajudar em um evento da igreja para arrecadar fundos e Severino é o primeiro a comprar um beijo na Barraca do Beijo. Por sorte, ele tira um bilhete que dá o direito de beijar quem quiser. Com fama de gay e sem se interessar por nenhuma das moças, a mãe diz que ele há de se casar até a festa de São João. Então o rapaz escolhe uma das moças.
 
E na hora do casório, surge o florista Frederico com quem Severino quer se casar. Daí o maior furdúncio. Pai, mãe, pastor todos contra o casamento e chamam Severino de pecador e ele é ameaçado até de morte. “Fizemos isso para instigar o público e a comissão julgadora a se questionarem sobre o que seria o correto. Agressão aos homossexuais como vemos nas escolas, ruas e praças? Então, mostramos que essa história pode ter um final diferente, e a família aceita a relação do filho com outro homem”, contou o dramaturgo para o G1.
 
O rapaz que vive Severino passou por situação semelhante em casa. Rodrigo Motta disse que em casa sua orientação sexual também não foi aceita. “Foi um choque para minha mãe quando disse que era gay, mas ela aceitou logo, porque é cabeça aberta, convivia já com a quadrilha. Mas meu pai, que é protestante, ainda acha que isso é coisa do demônio. Ainda bem que na rua, nunca foram agressivos comigo, só escuto gracinha vez ou outra”. O intérprete de Frederico, Augusto Neves, também é gay mas sempre contou com o apoio da família. “Foi uma surpresa, pois geralmente o casamento é aquele tradicional, homem e mulher, e vieram com essa proposta nova. Pensei: ‘seja o que Deus quiser’. Sabia que uns iriam gostar, outros não, mas também sabia que o público que gosta de quadrilha não tem preconceito. Então, fiquei satisfeito de encarar esse projeto”, destacou matéria do G1.
 
No final, claro, rolam o beijo e o casamento. E viva São João! Ficamos na torcida para que o grupo ganhe o festival!

Assista o casamento e beijo gay da Tradição:

Veja a apresentação inteira:


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS