Arquivo

Curitiba: Denúncias de homofobia policial no Bosque do Trabalhador ganham destaque nacional

Redação Lado A 20 de Junho, 2013 02h46m

COMPARTILHAR

TAGS


Saiu esta semana uma reportagem no Uol, com mais detalhes de nota de denúncia que fizemos aqui na Lado A no mês passado de violência e homofobia por parte de policiais militares e da Guarda Municipal no Parque do Trabalhador na Região do CIC, em Curitiba. Estávamos trabalhando em uma reportagem mas não obtivemos retorno da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Paraná.

Em matéria assinada pelo jornalista Rafael Moro Martins, do Uol, a Polícia Militar do Paraná alegou não haver preconceito nas abordagens no local e em nota respondeu: “O coronel Sérgio Cordeiro de Souza, comandante do 23.º Batalhão da PM, esclarece que não há nenhum tipo de preconceitos por parte dos oficiais citados, ou de qualquer policial militar, em relação a qualquer pessoa que frequente o bosque Esclarece ainda que, a pedido da população, que dizia não poder frequentar o parque com as famílias, a fiscalização e o policiamento foram intensificados no local, com o intuito de evitar roubos, assaltos e até latrocínios”, diz a nota.
 
Conforme relatamos anteriormente e foi contatado pela reportagem, homossexuais são coagidos e ameaçados no Parque do Trabalhador na Região do CIC, em Curitiba. Perseguição, agressão, tiros para o alto e até um cadastro gay estava sendo criado pelas autoridades policiais no local. A matéria do UOL conversou com diversos frequentadores do parque, inclusive com pessoas que denunciaram as agressões. Em um dos casos, um rapaz afirmou que vizinhos relataram que um policial foi a sua procura depois que ele foi abordado no parque e teve sua placa do carro anotada. 
 
Insultos, xingamentos e outras humilhações que continuam, apesar de um processo administrativo iniciado no ano passado, do qual solicitamos resposta e não obtivemos retorno. Alguns denunciantes relataram que sofreram ameaça de morte e tiveram armas apontadas em suas cabeças.

Confira a matéria completa aqui.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS