Arquivo

Dia histórico: Supremo dos EUA diz que proibição ao casamento gay é inconstitucional

Redação Lado A 26 de Junho, 2013 14h29m

COMPARTILHAR

TAGS


A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou uma emenda que proíbe o casamento homoafetivo na Califórnia, Proposition 8, e a lei federal que define o casamento como “a união entre um homem e uma mulher”, DOMA. Por cinco votos pela derrubada e quatro contra, a mais alta corte do país considerou as proibições inconstitucionais. Com as duas matérias derrubadas, a Califórnia passa a ter o casamento gay reconhecido novamente e será aberto caminho para o reconhecimento das uniões do mesmo sexo em todos os EUA.
 
Com forte apoio do presidente Barack Obama, a decisão foi tomada no último dia de trabalho do Supremo dos EUA que entra em recesso de Verão. A decisão aguardada por toda a comunidade gay do país foi comemorada por defensores do casamento igualitário em todo o mundo. 
 
Até ontem, 29 estados norte americanos não permitem a união homoafetiva. Dos outros 21, 12 permitem o casamento igualitário, enquanto 8 reconhecem em suas legislações a união civil entre pessoas do mesmo sexo. O estado do Novo México nunca se pronunciou sobre o tema.
 
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS