Arquivo

JMJ Rio: Carta aberta do GGB pede ao papa que não se manifeste contra a união gay em visita ao Brasil e lute contra a homofobia

Redação Lado A 12 de Junho, 2013 19h00m

COMPARTILHAR

TAGS


O Gupo Gay da Bahia, GGB, fundado pelo ex seminarista dominicano e doutor em Antropologia Luiz Mott em 1980, emitiu ontem, dia 11, uma carta aos participantes da Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de junho. Em nota, a entidade pede diretamente que o papa Francisco “não fale nada contra os direitos humanos dos homossexuais já que no Brasil foi legalizado o casamento homoafetivo”. A entidade lembra que a maioria dos brasileiros apóia a união homoafetiva e que artistas que se apresentarão no evento – como Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Michel Teló – já se manifestaram publicamente a favor das uniões gays.
 
Aos participantes, a entidade ainda indica locais para denunciar qualquer homofobia, lembra do uso do preservativo e da idade legal de consentimento sexual no país, que é de 14 anos, mas indica que é melhor se relacionar com maiores de 18 anos.  “Jesus nunca condenou o amor homoafetivo, disse até que ‘há eunucos (gays) que assim nasceram do ventre de suas mães'” argumenta o grupo que pede que o papa pregue sim a máxima do cristianismo: “amai-vos uns aos outros!”.

Ao pontífice, o GGB pediu que não gere mais munição para a violência homofóbica e discussões bíblicas quanto aos direitos das pessoas do mesmo sexo no país. O GGB pede ainda que o evento ajude a minimizar a “eventual homofobia internalizada imposta pelos moralistas intolerantes e que se aceitem como são: legítimos templos do Espírito Santo, pois Jesus nunca fez acepção de pessoas. E protestem contra qualquer declaração ou manifestação de intolerância anti-LGBT: exijam o mesmo respeito demonstrado por Cristo às pecadoras e desviantes sexuais”.

 
 
Confira abaixo a carta aberta emitida pelo grupo, que é o mais antigo grupo gay do país em atividade:
 
 
Carta aberta do Grupo Gay da Bahia aos participantes da Jornada Mundial da Juventude, RJ, 23-28/6/2013
 
Bem vindos ao Brasil, que tenham dias divinos na Cidade Maravilhosa.
 
A primeira recomendação é ao simpático Papa Francisco: o Brasil é um país laico e a Constituição Federal proíbe qualquer tipo de preconceito e discriminação. Portanto, admoestamos a Vossa Santidade que não fale nada contra os direitos humanos dos Homossexuais (LGBT), já que também no Brasil foi legalizado o casamento homoafetivo, apoiado por mais da metade dos brasileiros, inclusive pelos famosos cantores que abrilhantarão a Jornada da Juventude, Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Michel Teló.
 
A segunda recomendação é para os jovens de ambos os sexos: respeitem a sua própria livre orientação sexual e a dos outros. Jesus nunca condenou o amor homoafetivo, disse até que “há eunucos (gays) que assim nasceram do ventre de suas mães”.  Portanto, a homofobia – o ódio anti-homossexual – é pecado grave que atenta contra a lei áurea do cristianismo, “amai-vos uns aos outros!” Aos jovens católicos participantes da Jornada Mundial da Juventude, recomendamos que superem sua eventual homofobia internalizada imposta pelos moralistas intolerantes e que se aceitem como são:  legítimos templos do Espírito Santo, pois Jesus nunca fez acepção de pessoas. E protestem contra qualquer declaração ou manifestação de intolerância anti-LGBT: exijam o mesmo respeito demonstrado por  Cristo às pecadoras e desviantes sexuais. E no caso de encontrarem alguma “garota de Ipanema” ou algum “Menino do Rio”, não se esqueçam que usar preservativo é um ato de amor! A idade do livre consentimento sexual no Brasil é 14 anos, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), porém, é mais tranquilo só relacionar-se com maiores de 18 anos. É legal ser homossexual no Brasil!
 
Endereços úteis no Centro do Rio de Janeiro
COORDENADORIA ESPECIAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
http://www.cedsrio.com.br/site/noticias/2012-02/coordenadoria-especial-da-diversidade-sexual-completa-um-ano-e-apresenta-todas-as-s
 
CENTRO DE CIDADANIA LGBT
http://www.riosemhomofobia.rj.gov.br/centro/ver/2_centro-de-cidadania-lgbt—capital

GRUPO ARCO-IRIS 

http://www.arco-iris.org.br/
 
GRUPO GAY DA BAHIA
https://www.facebook.com/grupogaybahia.ggb

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS