Arquivo

Quase 10 denúncias por dia: Violência homofóbica cresceu 166% em 2012 segundo relatório oficial

Redação Lado A 29 de Junho, 2013 04h26m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta quinta-feira, dia 27, a coordenação de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), divulgou o 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica 2012. Segundo o relatório, que tem como base em denúncias feitas por programas de diversas secretarias, os registros aumentaram 166% em relação a 2011. No ano anterior, form atendidas 1.159 denúncias, já em 2012 foram 3.084.

Como cada denúncia pode constar mais de um tipo de violência sofrida, o relatório também aponta aumento nas violações de Direitos Humanos da Comunidade LGBT. Foram registrados 6.809 violações em 2011 e 9.982 em 2012 , um aumento de 46,6%. Além do Disque 100, o relatório leva em conta dados do Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

“Não podemos nos restringir à coleta de informações ou recebimento de denúncias”, disse a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).  “Este é um instrumentos fundamental para o enfrentamento à violação e promoção dos direitos LGBT”, frisou Gustavo Bernardes, coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT.

Violência psicológica, discriminação e violência física são os fatos mais denunciados. O perfil dos denunciantes mudou, segundo a pesquisa. No primeir ano 42% eram relatados pelas próprias vítimas, enquanto no ano passado 47% foram registrados por testemunhas. Sinal de que o serviço está recebendo o apoio da população, que faz questão de denunciar a homofobia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS