Arquivo

Reino Unido: Câmara dos Lordes aprova casamento gay

Redação Lado A 05 de Junho, 2013 13h39m

COMPARTILHAR

TAGS


Ontem, a Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou o projeto de alteração das leis do Reino Unido proposto pelo gabinete do primeiro ministro David Cameron para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra e País de Gales. Com 390 votos a favor e 148 contra, após dois dias de debate, e depois de ter sido aprovado na Câmara dos Comuns no mês passado, o projeto segue para as Comissões e a expectativa é que até 2014 seja proclamado oficialmente. 

O argumento mais usado nos debates a favor do casamento gay foi que este, ao contrário do que alguns pensam, reforçaria a importância do casamento como instituição na sociedade. Compõem a Câmara Alta britânica, ou Câmara dos Lordes, 737 lordes temporários indicados pro Buckingham e Downing Street, e 26 lordes espirituais da igreja anglicana, incluindo o  arcebispo de Canterbury.
 
Os lordes encaminharam o projeto de forma original, para agilizar sua aprovação, sem a emenda proposta pelo parlamentar independente Geoffrey Dear na segunda-feira. Mais de 90 lordes e bispos anglicanos tomaram a palavra durante a discussão. E do lado de fora do Parlamento manifestações contra e a favor da legalização do casamento gay. A decisão foi comemorada pela comunidade gay.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS