Arquivo

Tese de doutorado de professor de Maringá sobre Saúde de LGBTs recebe prêmio da USP

Redação Lado A 07 de Junho, 2013 20h03m

COMPARTILHAR

TAGS


A tese “Responsividade como recurso relacional para a qualificação da assistência a saúde e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais” do professor doutor em psicologia Dr.Murilo Moschetta, da Universidade Estadual de Maringá, foi reconhecida como uma das três melhores teses da área de Humanas defendidas na Universidade de São Paulo (USP) nos anos de 2011 e 2012. O “Prêmio Tese Destaque USP” é organizado pela universidade e premia teses em todos os campos do conhecimento e elege os melhores trabalhos apresentados na instituição, reconhecida como a melhor universidade do país.

A tese recebeu menção honrosa e reafirma a importância das teses e pesquisas sobre a comunidade LGBT na USP. No biênio anterior, Edith Modesto, fundadora do Grupo de Pais de Homossexuais, recebeu o prêmio por sua tese “Homossexualidade: preconceito e intolerância – análise semiótica de depoimentos”. Ela defendeu sua tese no Programa de Pós Graduação em Semiótica e Linguística Geral. 
 
Para o professor de Psicologia Dr.Murilo Moschetta, o prêmio é coletivo. “O reconhecimento da tese, a meu ver, sinaliza a crescente preocupação do contexto acadêmico com a defesa dos direitos humanos e especificamente com a problematização do modo como as questões relativas a população LGBT foram e tem sido tratadas”, afirmou ele.
O prêmio principal da categoria também foi para um trabalho que tratou de preconceito. A tese “Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial – Uma abordagem antropológica”, do antropólogo Pedro Jaime de Coelho Junior,  foi eleito como o melhor trabalho na área das ciências de humanas da USP. 
 
Os ganhadores de cada categoria receberão R$15 mil reais e as menções honrosas um prêmio de R$5 mil. Os professores orientadores também recebem o reconhecimento e prêmio. Esta foi a segunda edição da premiação.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS