Arquivo

Cartilha JMJ

Redação Lado A 23 de Julho, 2013 19h41m

COMPARTILHAR

TAGS


A presença do papa Francisco no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude agita a mídia, bem como a curiosidade sobre as polêmicas e os tabus da Igreja na visão do novo papa. O pontífice porém não deve abordar os temas como homossexualidade, aborto, eutanásia, camisinha e reprodução assistida em sua visita. Todavia, uma cartilha distribuída aos jovens no Rio de Janeiro, sede do evento, chama a atenção aos temas.

O livreto “reflexos éticas”, parte integrante do “kit peregrino” oferecido aos mais de 350 mil jovens inscritos no evento, traz perguntas e respostas como “Todos os modelos familiares seriam válidos, desde que a criança seja amada?”, “Naturalmente, é essencial ser amado pelos pais, mas não basta. (…) Sejamos realistas: nascemos menino ou menina. A procriação necessita de pai e mãe. A criança precisa de pai e mãe para se desenvolver”, responde a publicação que chega a ser irônica ao abordar gênero. “Há uma hipótese segundo a qual a identidade sexual do ser humano depende do ambiente sociocultural e não do sexo `menino ou menina` que caracteriza cada ser humano desde o instante da concepção”. “Bem. Então… Que `gênero` eu vou escolher para este ano?”, aparece em uma ilustração ao lado da afirmação. Outra ilustração um menino com pênis se questiona se é homem: “Então o que é isso?”.
 
O material ainda cita aborto, reprodução assistida, células tronco e eutanásia, sempre com a mesma visão conservadora. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS