Arquivo

Livro “Reys Gays” aborda história bíblica com ironia e amores gays

Redação Lado A 23 de Julho, 2013 18h06m

COMPARTILHAR

TAGS


Reys Gays é o quarto livro de autoria do médico e escritor Wolff Bodiziak, de Curitiba, e foi lançado em maio pela editora Ithala. A obra é uma mistura de ficção e relatos bíblicos com romances gays, amores escondidos, desejos sufocados, ironia e coloquialismos. Helus é Deus e os nomes de povos e personagens também ganham novas grafias mas a história é facilmente identificada. Da fuga do Egito, do Rei Salomão à Jesus, o texto coloca releituras da intimidade de profetas e reis, com a licença de ser mera ficção, embora o autor relembre que as histórias são tradicionais da cultura judaico cristã.

A ideia segundo o autor é levar o leitor a uma avaliação do comportamento humano mostrando a natureza e o caráter desses personagens. Mostrar a grandeza e fraqueza das personalidades históricas, suas eventuais escapadas, sem chegar ao cerne de questionar suas divindades ou ações. “Cada rey exerce sua sexualidade própria de acordo com seu caráter e natureza, de forma ambígua ou coerente, em maior ou menor grau. O livro traz a perspectiva de cada qual exercer sua individualidade, independentemente de tabus, preconceitos e legalismos”, revela o autor.

Sete grandes personagens são o centro do livro, resultado de mais de 30 anos de estudo de narrativas bíblicas e históricas sobre fatos e biografias. O livro é rico em detalhes históricos, criativo em suas complementações, cansativo, apesar do esforço do autor de deixar a história mais leve e interessante.

O médico afirma que seu trabalho tem como objetivo causar uma auto crítica por meio de exemplos de personalidades grandiosas com diferentes personalidades.  “Com 35 anos de medicina, percebi que as pessoas não sabem lidar com sua própria vida, com as drogas, com a sexualidade e com as relações afetivas. Minha intenção é que os leitores sejam levados a uma reflexão sobre seus direitos humanos e divinos e que passem a exercer e também permitir a liberdade e a soberania irrestrita.” A renda da venda do livro Reys Gays tem parte revertida para a CTDia – Comunidade Terapêutica Dia, fundada pelo autor e que cuida de dependentes químicos.

O ponto alto do livro está em suas últimas páginas, com o exemplo de Helesus (Jesus) e uma crítica final ao catolicismo e protestantismo, que praticaram uma perseguição histórica aos judeus.

Mais informações: www.ithala.com.br 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS