Arquivo

Ohio reconhece casamento de casal gay em caso de companheiro prestes a falecer

Redação Lado A 25 de Julho, 2013 01h16m

COMPARTILHAR

TAGS


Em pleno Cinturão da Bíblia, o tradicional estado de Ohio, nos EUA, acaba de reconhecer o direito de um casal gay de ser enterrado junto. Apesar de Ohio não reconhecer o casamento gay, James Obergefell e John Arthur, juntos há 20 anos, poderão ser enterrado juntos quando os dois falecerem. Eles se uniram em 11 de Julho último no aeroporto de Maryland.

John Arthur, diagnosticado em 2011 com esclerose lateral amiotrófica, tem pouco tempo de vida. Com a ajuda de amigos e parentes, eles foram com um jato particular com os equipamentos médicos de uma UTI, até o aeroporto do estado vizinho, onde se casaram, voltando no mesmo dia a Ohio. A doença degenerativa do sistema nervoso de John causa a parada dos movimentos dos músculos e leva a morte. Com a eminente despedida, os dois entraram com um pedido na Justiça de Ohio, para que possam vir a ser um dia enterrados juntos.

O juiz federal Timothy Black, sensibilizado, considerou a abertura de uma exceção ao casal, tendo em vista a decisão última da Suprema Corte dos EUA, de que a não equiparação de direitos seria uma violação aos direitos constitucionais. O caso ganhou repercussão internacional e questionou o não reconhecimento destas uniões em Ohio, e daquelas realizadas em outros estados.

Segundo regulamento do cemitério local, apenas parentes e cônjuges podem dividir os jazigos, por isso o casal precisou entrar na Justiça para garantir que poderiam descansar eternamente juntos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS