Arquivo

Papa Francisco diz que sociedade precisa abrigar os gays e afirma: “Se uma pessoa é gay, procura a Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la?”

Redação Lado A 29 de Julho, 2013 18h23m

COMPARTILHAR


Em sua despedida do Rio de Janeiro após a maratona da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco concedeu na manhã de hoje uma entrevista aos jornalistas, por mais de uma hora, respondendo abertamente aos profissionais da imprensa dentro do avião que o levou a Roma. Francisco encontrou os jornalistas na classe econômica e ao responder uma das perguntas defendeu o respeito aos homossexuais e disse ainda que o problema são os lobbys e interesses escusos de grupos políticos, econômicos ou até religiosos. O papa agradeceu a recepção no país e considerou a viagem internacional, sua primeira no papado, como um sucesso.

“Boa noite. Foi uma bela viagem. Espiritualmente me fez bem. Estou bastante cansado, mas me fez bem. Encontrar com as pessoas me faz bem. O Senhor trabalha cada um de nós. Trabalha no nosso coração. A riqueza do Senhor é tão grande que temos de buscar as coisas nos outros. Isso me faz muito bem. Esse foi um primeiro balanço. A bondade e o coração do povo brasileiro é muito grande. É um povo tão amável, que faz festa, que no sofrimento sempre vai achar um caminho para fazer o bem em alguma parte. Um povo alegre, um povo que sofreu tanto. É corajosa a vida dos brasileiros. Tem um grande coração, este povo” afirmou o pontífice em sua fala de abertura. Sobre Bento XVI ele disse que considerava o ex papa um avô, por isso ele tem o seu respeito.

O papa argentino comentou as perguntas sobre a crise de corrupção no Banco do Vaticano, sobre seus hábitos humildes, sobre os tabus da igreja e sobre sua primeira viagem.  Ao ser perguntado “O que o senhor pretende fazer em relação ao monsenhor Ricca e como o senhor pretende enfrentar toda esta questão do lobby gay?”, o papa deixou claro que não é um lobby gay no sentido de gays atuando dentro do Vaticano, mas de uma agenda supostamente defendida por uma pessoa, não um grupo. Disse o papa: “Sobre monsenhor Ricca, fiz o que o direito canônico manda fazer, que é a investigação prévia. E nesta investigação, não há nada do que o acusam. Não achamos nada. É a minha resposta. Mas quero acrescentar uma coisa a mais sobre isso. Tenho visto que, muitas vezes na Igreja, se buscam os pecados de juventude, por exemplo. E se publica. Abuso de menores é diferente. Mas, se uma pessoa, seja laica ou padre ou freira, pecou e esconde, o Senhor perdoa. Quando o Senhor perdoa, o Senhor esquece. E isso é importante para a nossa vida. Quando vamos confessar e nós dizemos que pecamos, o Senhor esquece e nós não temos o direito de não esquecer. Isso é um perigo. O que é importante é uma teologia do pecado. Tantas vezes penso em São Pedro, que cometeu tantos pecados e venerava Cristo. E este pecador foi transformado em Papa. Neste caso, nós tivemos uma rápida investigação e não encontramos nada.

Vocês vêm muita coisa escrita sobre o lobby gay . Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com uma carteira de identidade do Vaticano dizendo que é gay. Dizem que há alguns. Acho que quando alguém se vê com uma pessoa assim, devemos distinguir entre o fato de que uma pessoa é gay e fazer um lobby gay, porque todos os lobbys não são bons. Isso é o que é ruim. Se uma pessoa é gay, procura a Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la? O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade. O problema não é ter essa tendência. Não! Devemos ser como irmãos. O problema é fazer lobby, o lobby dos avaros, o lobby dos políticos, o lobby dos nações, tantos lobbys. Esse é o pior problema” disse o papa.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS