Arquivo

Reino Unido: Rainha Elizabeth II assina lei que garante o casamento gay na Inglaterra e País de Gales

Redação Lado A 17 de Julho, 2013 13h04m

COMPARTILHAR

TAGS


Pouco menos de 24h depois da Câmara dos Lordes votar a lei que reconhece o casamento civil entre pessoas no mesmo sexo na Inglaterra e País de Gales, a Câmara dos  Comuns votou a favor das alterações feitas pelo colegiado real e aprovou a lei nesta terça-feira. Nesta quarta feira, surpreendendo a todos, a rainha Elizabeth cumpriu as formalidades e institui oficialmente a lei, carimbando a lei com o selo real.

O projeto foi enviado pelo gabinete do primeiro ministro David Cameron, que dividiu o Partido Conservador mas que conseguiu apoio popular e dos demais partidos. Com o assentimento real, a lei passa a valer daqui a um ano, mas não na Escócia e Irlanda do Norte, que já possuem legislação a respeito.

Desde 2005, os britânicos já podem registrar uniões do mesmo sexo e ainda adotar, recorrer à procriação medicamente assistida, barriga de aluguel, mas agora podem se casar em igrejas e mudar de estado civil perante o Estado. As igrejas terão que respeitar a lei e reconhecer as uniões, mas não são obrigadas a dar o mesmo ritual fornecido a casais heterossexuais.

Então, a Inglaterra e a Irlanda se tornam o 15° e 16° país a ter legislação autorizando o casamento gay no mundo ao lado de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia, Argentina, Uruguai, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS