Arquivo

Brasileiro gay é barrado em Londres, sob suspeita de terrorismo e tem pertences apreendidos

Redação Lado A 20 de Agosto, 2013 17h50m

COMPARTILHAR


O brasileiro David Michael Miranda, de 27 anos, casado com o jornalista inglês Glenn Greenwald, foi enviado diretamente ao Brasil depois de passar 9 horas detido no Aeroporto de Heathrow, em Londres, neste final de semana. A Anistia Internacional condenou a detenção que considerou ilegal e indesculpável. A entidade acusa o governo de perseguir o brasileiro e seu esposo e não agir de forma aleatória e padrão como justificam.

Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, foi o primeiro a publicar o esquema de espionagem dos EUA, revelado pelo ex-funcionário de uma empresa terceirizada da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA), Edward Snowden, agora exilado na Rússia. ​O brasileiro teria servido de transporte de informações vazadas por Snoden no famoso episódio e estaria novamente trazendo para o esposo, que mora no Rio, mais arquivos confidenciais. Com viagem paga pelo jornal, Miranda se encontrou com a documentarista Laura Poitras na Alemanha. Laura e Glenn que viajaram em Junho a Hong Kong onde encontraram com Edward Snowden, que passou os arquivos das informações que abalaram o Serviço Secreto dos EUA, publicadas pelo jornalista do The Guardian.

Segundo a polícia britânica, David teria sido detido com base na Cláusula 7 da lei antiterrorismo, por representar ameaça ao país. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou a detenção como “medida injustificável” e afirmou “grave preocupação” em relação a detenção do brasileiro. “O governo brasileiro espera que incidentes como o registrado com o cidadão brasileiro não se repitam”, afirmou o Itamaraty.

Miranda estava apenas de passagem por Londres, ele vinha da Alemanha e seguiria ao Brasil mas não conseguiu desembarcar. O brasileiro foi interrogado, ficou em áreas sem comunicação com outros passageiros até entrar no avião com destino ao Rio. Segundo matéria do The Guardian, o brasileiro teve o telefone, computador, câmera, cartões de memória, DVDs e jogos eletrônicos apreendidos. “Estamos estarrecidos que o parceiro de um jornalista do Guardian tenha sido detido por quase 9 horas quando passava pelo aeroporto. Estamos buscando esclarecimentos urgentes das autoridades britânicas”, declarou o jornal.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS