Arquivo

COI questiona Rússia sobre leis contra apologia gay a menores

Redação Lado A 12 de Agosto, 2013 17h48m

COMPARTILHAR

TAGS


Em visita à Rússia, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na cidade de Soichi, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, indagou nesta sexta feira qual será o posicionamento do país quanto à aplicação da nova lei que proíbe a propaganda gay e manifestação de apoio aos homossexuais. A nova lei, aprovada em junho, tem pontos que violam o direito de privacidade, defendidos pelo COI. Além de esclarecimentos, o COI solicitou garantias por escrito de que atletas e outros participantes não serão afetados pela legislação que é de difícil interpretação. Sem criar polêmicas, Rogge afirmou que se trata apenas de questões de tradução da nova lei.

Na internet já começaram os protestos e ameaças de boicote aos jogos. O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou publicamente que a legislação discorda dos valores de seu país. Um candidato à presidência do COI, o porto-riquenho Richard Carrion, que terá as eleições ainda este ano, criticou a nova lei.

O país recebe, desde sábado, o Mundial de Atletismo, e será uma experiência para os Jogos. Lembrando que um dos principais atletas no evento Tyson Gay, poderia ser multado, segundo a nova lei, só por ter a palavra gay em seu nome. “Recebemos todas as garantias por parte do Sr. Dmitry Kozak, encarregado de organizar os Jogos em Sochi. Pedimos confirmação por escrito dessas garantias”, disse Rogge, em entrevista coletiva, em companhia dos organizadores do  Mundial de Atletismo. As tais garantias foram recebidas, mas os dirigentes russos evocam a autonomia do país e o respeito às leis nacionais. Esta semana o COI decide o assunto e se aceita as tais garantias russas. O campeonato de atletismo será uma espécie de prova de fogo.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS