Arquivo

Fórum Mundial de Direitos Humanos acontecerá em Brasília em dezembro e homofobia será um dos temas

Redação Lado A 06 de Agosto, 2013 18h50m

COMPARTILHAR

TAGS


O Brasil será sede do Fórum Mundial de Direitos Humanos este ano, por iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos. A pauta LGBT será um dos destaques do evento organizado pela entidade HRF (Human Rights Forum), grupo voluntário internacional sem fins lucrativos e apolítico, fundado em 1998. O evento foi lançado na semana passada em Brasília e as declarações dos convidados deixaram claro que os direitos serão pauta do evento, como pede a Organização das Nações Unidas.

Participação social, respeito às diferenças, redução das desigualdades e enfrentamento a todas as violações de direitos humanos são alguns dos eixos de evento lançado oficialmente pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário, disse afirmou o Estado, sozinho, não consegue promover os direitos humanos e que é preciso uma maior participação da sociedade e dos movimentos sociais na efetivação desses direitos. “Os estados nacionais e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos devem ter em conta, mais e mais, a existência de uma sociedade civil autônoma, independente, crítica e organizada”, afirmou a ministra que aposta em uma agenda em direitos humanos para “dar um salto em direção ao futuro”.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita (PT-ES), destacou a necessidade de respeito às diferenças e citou como exemplo os avanços em diversos países no reconhecimento da união homoafetiva, mas lembrou que ainda há resistências de alguns setores da sociedade. “Será um grande desafio debater sobre esses temas, mas creio que o fórum contribuirá para o amadurecimento das soluções”, afirmou a senadora.

O FMDH será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas.  As conferências e debates temáticos contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais com reconhecimento internacional. O Fórum Mundial de Direitos Humanos acontecerá em Brasília entre os dias 10 e 13 de dezembro e o evento é voltado à representantes de entidades da sociedade civil organizada.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS