Arquivo

Deputados italianos fazem beijaço gay no Parlamento após aproverem lei anti homofobia considerada fraca

Redação Lado A 24 de Setembro, 2013 16h00m

Os parlamentares membros do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S) fizeram um beijço gay após aprovação do texto da inédita lei italiana contra a discriminação de LGBTs no país na última sexta-feira, dia 20.  Com cartazes com frases como “mais direitos”, o ato não foi uma comemoração, mas um protesto contra a nova lei que segue ao Senado. Segundo os deputados de esquerda, a lei é branda e inútil da forma que foi aprovada. A lei passou com 354 votos a favor e 79 contra.

A Itália é o único país da Europa ocidental que não oferece qualquer reconhecimento aos casais de mesmo sexo.  A nova lei é uma forma de sinalizar positivamente para a Comunidade Européia, sem oferecer muito. O projeto de lei pune a homofobia e a transfobia, não fala de direitos ou questão de orientação sexual ou gênero, e ainda libera que organizações políticas, culturais ou religiosas possam agir de forma preconceituosa.

O texto original foi retalhado. A proposta da deputada lésbica Anna Paola Concia foi apresentada em outubro do ano passado e previa mais rigidez contra a homofobia. Este ano, uma pesquisa indicou que 40% dos alunos italianos rejeitariam ter um colega de classe gay, evidenciando o problema da homofobia no país, colocando a Itália como a pior local para ser gay em ambiente escolar na Europa. O PDL, Partido do ex primeiro ministro Silvio Berlusconi,  promete vetar o projeto no Senado italiano. “Um beijo e um abraço não devem ser assustadores e não temos medo” afirmou posteriormente o perfil no Facebook do partido M5S, ao divulgar o ato.
 
Confira o protesto:

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS