Arquivo

Secretaria de Direitos Humanos emite Nota Pública sobre o Dia da Visibilidade Lésbica

Redação Lado A 02 de Setembro, 2013 20h40m

De forma discreta, na última quinta-feira, dia 29 de Agosto, a  Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República emitiu uma nota oficial sobre o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado naquele dia. A data marca  a organização em 29 de agosto de 1996, do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), a partir de iniciativa do Coletivo de Lésbicas do Brasil, no Rio de Janeiro.

“Segundo relatório de 2012 sobre Violência Homofóbica no Brasil, das vítimas que se declararam homossexuais, 37,59% delas são lésbicas. Sabemos que a violência lesbofóbica, muitas vezes, é invisível e que estas mulheres, em sua maior parte, são vítimas de um machismo extremado, manifestado em violências das mais diversas (simbólica, moral, física, institucional, dentre outras)”, diz o documento assinado pelo Conselho Nacional dos Direitos LGBT e Coordenação-Geral dos Direitos da População LGBT da SDH/PR.

Confira a nota na íntegra:

Nota Pública sobre o Dia da Visibilidade Lésbica

 
29/08/2013
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vem a público, neste dia da Visibilidade Lésbica manifestar seu reconhecimento à diversidade como valor inegociável para a democracia e os direitos humanos no Brasil e no mundo contemporâneo. Reconhecemos também o desafio de superarmos o preconceito e as violações provocadas em razão de sua orientação sexual.

Segundo relatório de 2012 sobre Violência Homofóbica no Brasil, das vítimas que se declararam homossexuais, 37,59% delas são lésbicas. Sabemos que a violência lesbofóbica, muitas vezes, é invisível e que estas mulheres, em sua maior parte, são vítimas de um machismo extremado, manifestado em violências das mais diversas (simbólica, moral, física, institucional, dentre outras).

A Secretaria de Direitos Humanos, ao lançar o Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – Sistema Nacional LGBT,  dá  um passo importante na efetivação e articulação das políticas públicas que apoiam e fortalecem a promoção  da igualdade e valorização da orientação sexual e identidade de gênero como constitutivas de uma sociedade plural e justa.

Brasília, 29 de agosto de 2013

 
Conselho Nacional dos Direitos LGBT e Coordenação-Geral dos Direitos da População LGBT da SDH/PR

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS