Arquivo

Best seller gay brasileiro O Terceiro Travesseiro ganhará segunda parte e peça de teatro no próximo ano

Redação Lado A 17 de Outubro, 2013 20h40m

“Já está escrito e tem até capa pronta”, contou o autor Nelson Luiz de Carvalho em entrevista exclusiva para a revista Lado A, esta semana em Curitiba, sobre a sequencia do livro O Terceiro Travesseiro. A história do trio Marcus, Renato e Beatriz que desde a década de 90 faz sucesso, do livro desbravador do até então ainda inexplorado mercado literário gay brasileiro, terá a aguardada segunda parte  lançada no próximo ano. A narrativa segue a linha do primeiro livro, baseando-se em fatos reais narrados pelo personagem de Marcus, codinome do amigo do autor que cedeu sua história para os livros.

Com mais de um milhão de livros vendidos, segundo o autor, O Terceiro Travesseiro conta a história de amor de um adolescente paulistano por seu amigo do colégio. A descoberta da sexualidade, a pressão da família e da sociedade e um trágico desfecho marcam a história que fez parte da vida de uma geração de gays brasileiros na Era pré internet. Lançado em 1997, o livro está em sua 14ª edição e já foi traduzido para o inglês e para o alemão. O Terceiro Travesseiro foi lançado no mercado internacional na Feira do Livro de Frankfurt deste ano pela editora Summus, que edita o selo Edições GLS, do qual o livro faz parte.

“O Terceiro Travesseiro – Parte 2”, como se chamará o livro, segue do final da primeira parte, mostra a fase de luto e depressão profunda do personagem Marcus, beirando a loucura, e como ele supera a perda do amor da sua vida. “Se você se emocionou com a primeira parte, vai se emocionar mais ainda com a segunda”, adianta o autor que contou detalhes do primeiro capítulo do livro ainda inédito para a Lado A.

Aprovada pela Lei Rouanet, a peça do livro deve ser relançada (em nova versão, diferente da montagem de 2005) em abril do próximo ano, com possível participação de estrelas globais, no elenco já estão confirmados os atores Eduardo Pellizzari e Oswaldo Didi (que dirige o espetáculo). A pré estréia da mega produção pode ser em Curitiba, revela o autor o seu desejo, que assinará o roteiro do espetáculo. A história pode ainda ser lançada no cinema, mas não há projetos engatados neste sentido, mas já há propostas na mesa, revela Carvalho.

O escritor conta que sua obra prima foi lançada de forma despretensiosa, sem querer, e hoje escreve como um hobby. A primeira edição, lançada pela tradicional e gigante Editora Siciliano só foi possível pelo apoio de uma das filhas do dono da empresa familiar. O sucesso estrondoso desde o lançamento de O Terceiro Travesseiro se manteve nestes 16 anos, mas Nelson Luiz de Carvalho percebe que os leitores hoje estão na faixa de 30 anos, em sua maioria, e pais de homossexuais, pois os mais novos não conhecem a história, acredita ele.
Carvalho revelou ainda que muitas escolas indicaram o livro, e que na época do lançamento a primeira editora teve que intervir em casos de pais que reclamaram às escolas e professores foram suspensos, por considerarem o livro impróprio aos jovens. O livro também recebeu críticas da Igreja e o autor chegou a receber ameaças de morte.

Para ele, o sucesso de “O Terceiro Travesseiro” é explicável: “Porque é real, é 100% verídico, e o principal, ele foi o primeiro livro, o que tornou a coisa um pouco mais clara, quantos e quantos moleques deixaram de ser expulsos de casa por causa do livro”, afirma Carvalho. O escritor diz que sempre recebeu cartas, hoje e-mails, dos leitores, dividindo as experiências sobre a história.

O Terceiro Travesseiro surgiu em uma festa de fim de ano, o filho de um grande empresário amigo, bêbado, pediu para ele escrever uma história sobre sua vida. Do momento clichê “minha vida vale um livro” surgiu uma história original, marcante, que é um dos melhores livros gays já escritos.

O outro livro do autor Apartamento 41, em sua 6ª edição, foi censurado em suas cinco primeiras edições e foi lançado pela Siciliano, que insistia para o autor produzir uma nova história. Com vendas mais condizentes com o mercado brasileiro, o livro é mais maduro e tem partes mais picantes sobre um homem pai de família que sacrifica tudo o que conquistou em busca de viver o que ele sente. O livro foi relançado na íntegra pela Editora Summus há alguns anos. O autor revela ainda que tem mais quatro livros escritos, prontos para serem publicados, todos para o público gay.

A assessoria do autor lançou este mês a fanpage oficial de O Terceiro Travesseiro. Acesse aqui.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS