Arquivo

E cadê o fone DJ???

Redação Lado A 10 de Outubro, 2013 21h30m

COMPARTILHAR

TAGS


Por DJ Geh Colusk
 
Muitas pessoas já ficam curiosas sobre a utilidade do headphone pelo DJ. Todos nós, quando vamos ao agito da noite, observamos o DJ com seu fone de ouvido, fazendo movimentos que às vezes nem condizem com a música que estamos ouvindo. Daí vem a dúvida: O que será que ele está ouvindo? Será que já está bêbado? E para que usa os fones, sendo que a música já está tocando nas caixas de som… Bem, a hipótese de ele estar bêbado também é possível (RS), mas vamos lá:
 
Uma das principais funções do DJ é sentir a vibe, saber o que tocar e quando tocar. Durante a festa, tudo parece tranquilo e agradável, a música fluindo, o ritmo, batendo a vontade de beber, dançar, gritar (às vezes)… E lá está o DJ com o seu fone, às vezes parecendo dançar outra coisa… Mas aí está a função dos fones, o fone de ouvido é muito mais do que somente para encontrar a batida da música, e sim é o “portal” que te faz escutar outra musica e comparar se ela se encaixa no contexto do momento. Um Dj de fato escolhe as musicas ali no momento, pois ele utiliza do seu feeling musical para sentir as músicas e adentrar o universo sonoro daquela batida. Escutar o refrão “Break” e julgar se a musica é ou não ideal para aquele momento e fazer as escolhas das musicas, de suas batidas, dos seus efeitos, já imaginar qual será a reação do público.
 
Lembre-se que o DJ tem uma visão privilegiada de todos da festa, desde a entrada até o carinha bêbado entrando para o banheiro, sim, essa visão privilegiada, junto ao fone de ouvido e ao feeling, faz o bom DJ acertar quase com precisão cirúrgica aquele carinha ali na pista, no cantinho, sem graça, com medo de dançar. E esse acerto faz esse mesmo carinha adentrar a pista dançando, batendo cabelo, gritando se soltando… Sim podemos destacar como uma das principais funções do DJ a de fazer as pessoas se socializarem e se soltarem, se sentirem confortáveis para expor sua alegria, sua emoção, suas sensações… E tudo isso graças a um bom “feeling” do DJ que depende também de um bom fone e de um bom acervo musical.
 
Dai vem a pergunta: Poxa, mas eu já vi Dj tocando sem fone, eu já vi DJ falando antes da festa as musicas que iria tocar (playlist)…. Bem, creio que a minha resposta será a mesma de todos, existem bons e maus profissionais, um DJ obviamente já começa a festa com a noção de algumas músicas que vai tocar, claro, ele se prepara, porém podemos dizer que um DJ tem quase que 80% das músicas escolhidas ali no momento, seguindo a vibe. Como resposta, também deixo uma pergunta: Se minhas músicas eu já escolhi em casa, já estão todas prontas, para que vou usar o fone?? (Bem, quem faz isso deve se inspirar em um micro system “radio”, daqueles que você não precisa fazer nada, além de ligar o aparelho, ops…)
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS