Arquivo

Cinema: Festival Mix Brasil comemora 20 anos com maior programação de sua história

Redação Lado A 23 de Outubro, 2013 14h42m

COMPARTILHAR

TAGS


Mais de 140 filmes e 36 atrações que envolvem teatro, música, leitura dramática, performances, karaokê, dança e intervenções culturais marcam a 21ª edição do Festival Mis Brasil de Cultura da Diversidade, o maior evento cultural GLS da América Latina. Em Novembro, o evento acontece em São Paulo (de 07 a 17 de novembro) e no Rio de Janeiro (14 a 21 de novembro) e abrem com a estréia do filme “Interior. Leather Bar.” de James Franco e Travis Mathews, inédito no Brasil. Em seguida o festival segue de forma itinerante a algumas cidades brasileiras. Mathews será o homenageado desta edição e a curadoria do evento fica por conta de João Federici e André Fischer.
 
Os longas que são divididos entre “Panorama Internacional” e “Nacional”. Os curtas selecionados participam da “Mostra Competitiva de curtas-metragens”. Ambos concorrem ao Troféu Coelho de Ouro, para o melhor filme, Troféu Coelho de Prata, para melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte.

Filmes fora da mostra competitivas participam das seleções “Além da Curva”, “Lado Obscuro do Sexo”, “Teddy Bear Awards”, “Boyz 18+”, “Retratos Femininos”, “Fetisch Fim Festival Berlim”, “Heterodoxos”, “Mix Jovem”, “Novas Famílias”, “Transrevolução”, “Trios e Quartetos” e “Rosas World’s”, com filmes do diretor Rosa Von Praunheim.  Na programação “Crescendo com a Diversidade”, filmes educativos criados pelo mundo. Uma seleção de filmes alemães marcam a comemoração ao ano Alemanha + Brasil 2013.

Entre os filmes Internacionais os destaques são I am Divine  (EUA/ 2013) de Jefrey Schwar sobre a drag Divine(estrela da primeira versão de Hairspray e musa do diretor John Walters),  Noites Brancas  (Coréia do Sul/ 2012) de Hee-il Leesong, “La Partida” de Antonio Hens (Espanha, Cuba/ 2012),  “A Paixão de Verónica Videla” (Argentina/ 2012) de Cristian Pellegrin, “Quebranto” de Roberto Fiesco (México/2013),  “Gerontophilia” de Bruce La Bruce (EUA”/2013) e “Um Estranho no Lago” de Alain Guiraudie (França/ 2013). Este último ganhou o “Queer Palm” no festival de Cannes deste ano.

No Panorama Nacional, destaque para o longa “Tatuagem” de Hilton Lacerda, que fará a sua pré-estreia, e “Simone” de Juan Zapata (Brasil, Colômbia, Espanha/2013) e os documentários “Dizer e Não Pedir Segredo” de Evaldo Mocarzel, ‘Sobre Sete ondas verdes espumantes de Bruno Polidoro e Cacá Nazario.

Em São Paulo, o festival terá programação especial no Centro Cultural São Paulo, além das salas de Cinema no Espaço Itaú de Cinema/ Augusta, CineSesc e Galeria Olido e sessões open air  no Arouche  e jardim suspenso do CCSP. No Rio de Janeiro, o MIX BRASIL ocupará as salas de cinema do CineOdeon,  Cine Cândido Mendes e sessões open air no Parque Madureira, Lapa  e comunidades de Vigário geral e Cantagalo.

Nas duas cidades acontecerão diversas atrações que envolvem teatro, dança, música, literatura e debates. Os destaques ficam por conta da peça “Um porto para Elisabeth Bishop” com Regina Braga, “O Casamento” com Renato Borghi, Daniel Alvim e grande elenco; “Eu em ti” da Cia. De Dança Sandro Borelli, Balada Literária com Fabian Suarez Avila, Laerte,  Marcelino Freire  e Santiago Nazarian e os shows com a banda Mattachine, Wanessa, Stop Play Moon, Cida Moreira, Lena Katina (antiga banda T.atu), entre outros.

O tradicional Show do Gongo não poderia ficar de fora. As atrações serão submetidas ao júri popular e convidados comandos por Marisa Orth. Os interessados poderão se inscrever no balcão de credenciamento durante o festival ou até horas antes do início das gongadas, que acontece em São Paulo no dia 12 de novembro no Centro Cultural São Paulo e no Rio dia 19 de novembro no Cine Odeon.

O 21° MIX BRASIL DE CULTURA DA DIVERSIDADE é realizado com patrocínio e em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; Sabesp; Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc, Secretaria Municipal de Cultura São Paulo; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo através da Coordenação de Políticas LGBT; Centro Cultural São Paulo e Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro.

A programação completa do 21° MIX BRASIL DE CULTURA DA DIVERSIDADE estará disponível no site www.mixbrasil.org.br e também em aplicativo para iphone. 

21° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade 

São Paulo – 07 a 17 de novembro
Rio de Janeiro – 14 a 21 de novembro
Mais Informações: www.mixbrasil.org.br
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS