Arquivo

Filme Serra Pelada traz drama de “As Marias” e corrida pelo ouro

Redação Lado A 15 de Outubro, 2013 20h49m

COMPARTILHAR

TAGS


O maior garimpo brasileiro de todos os tempos, “Serra Pelada”, conhecido mundialmente pelo ambiente sem lei, localizado no interior do estado do Pará, vira mega produção do cinema nacional que estréia esta semana nos cinemas. Oficialmente, 30 toneladas de ouro foram extraídas do local, inspirando histórias de violência, cobiça, vingança e amores. Com linguagem presa ao enredo, o filme de Heitor Dhalia se depara com As Marias, homossexuais e travestis que viviam no garimpo e desempenhavam a função de prostitutas, já que as mulheres não podiam entrar no terreno.

Os atores Júlio Andrade e Juliano Cazarré estrelam o filme que tem ainda Sophie Charlotte, Matheus Nachtergaele e Wagner Moura no elenco. A história roda em torno do sonho de um homem de enriquecer, do outro que se apaixona, da dureza do trabalho e o que é possível fazer por amor e ganância.

Sem bebidas e mulheres, as “Marias” eram o centro das atenções para a distração dos mais de 80 mil homens de Serra Pelada. A proibição veio com o interventor federal, Curió, que proibiu armas, bebidas e jogos, além das mulheres na vila dos garimpeiros, a fim de manter o clima de trabalho do local. Paralelamente à história dos personagens principais do filme, As Marias contam um pouco da vida no local, a aceitação relativa até a chegada da Aids ao garimpo, quando foram expulsas do seu El Dourado.

O filme virou uma série exibida pela Rede Globo.
 

Veja o trailer:

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS