Arquivo

Livro de crônicas do século XV traz ilustração de casal gay sendo queimado vivo

Redação Lado A 12 de Dezembro, 2013 04h30m

COMPARTILHAR

TAGS


Os registros da cidade de Berna, na Suíça, foram copilados em 1901 por Gustav Tobler e publicadas em partes denominadas Berner Chronik ou Crônica de Berna, atualmente guardadas na Biblioteca de Zurique. Em um dos episódios, o historiador narra a “Queima do Cavaleiro de Hohenbergue e seu Criado” (Verbrennung des Ritters von Hohenberg mit seinem Knecht) e apresenta uma ilustração da época, sem identificar a sua autoria.

Condenados por sodomia pela Santa Inquisição, em 1482, o casal gay foi queimado vivo em praça pública, do lado de fora dos muros da cidade de Zurique. A chocante imagem aparece no capítulo Crônica da Guerra da Burgundia, Crônica Ilustrada da Suíça, volume 3 e é um registro raro.

Outra imagem histórica, de Theodor de Brym de 1594, mostra a execução de nativos americanos homossexuais, do povo Inca, no Panamá, sendo mortos por cães a mando do conquistador espanhol Vasco Núñez de Balboa. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS