Arquivo

Parada da Diversidade de Curitiba surpreende mais uma vez

Redação Lado A 03 de Dezembro, 2013 05h07m

COMPARTILHAR

TAGS


Neste Domingo, o Centro Cívico parou com a Parada da Diversidade de Curitiba. Um lindo dia de Sol surpreendeu e o evento foi grandioso na Av. Cândido de Abreu. Com quatro grandes trios elétricos, muita gente e shows incríveis, o evento ocorreu sem graves incidentes, apenas no final quando foram registrados alguns furtos e confusões, além de muitos embriagados. Se por um lado faltou apoio, divulgação e mídia, por outro, o evento foi bem organizado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) e parceriros, com mais gays participando do que simpatizantes, que estavam provavelmente em um mega show sertanejo gratuito que ocorria na cidade. A organização chega a falar em recorde de público ao falar em 130 mil participantes, a Polícia Militar passará nesta terça feira um relatório oficial.

O evento começou ao meio dia na Praça do Homem Nu e no início parecia que havia pouca gente, até umas 15h, quando o pessoal foi chegando, muita gente comparecendo, principalmente na hora dos shows, na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao palácio do governo. A parada começou a andar cedo, por volta das 16h, com os dois trios da organização, o segundo apoiado pela nova casa Diamonds, além dos da Cats Club e Side Caffe. A rádio Caiobá participou com uma camionete. Teve o hino nacional, falas de autoridades, desta vez bem rápidas, na abertura e muitos protestos divertidos durante o evento. Deu a impressão que a politização não foi tanta este ano, salvo alguns discursos e protestos de participantes. A Parada foi bonita, animada, com o retorno do apoio das casas noturnas, o que já foi um grande ganho para o evento.

Muitos gogos, que haviam desaparecido do evento curitibano, drags e artistas compareceram. O evento estava super colorido, uma verdadeira festa. As casas investiram pesado em carretas de som e open bar, o que animou muita gente a ir ao evento. Muitas mulheres lésbicas no evento, casais e simpatizantes. Público bonito como sempre, drags maravilhosas, muita gente montada e botando para fora suas fantasias. Sim, um Carnaval, com excessos, mas 90% do público estavam lá de cara limpa, sóbrio, lembrando que a homofobia ainda é uma realidade e que precisamos sair às ruas.

No palco a dupla Mix Tape arrasou com uma apresentação pop, levando o povo a loucura com Applause de Lady Gaga. Apresentações variadas seguiram até as 20h quando o evento foi encerrado. Destaque para as sempre lindas drags Deendjers ,também ao show da Cats com a música História de uma Gata – de Chico Buarque, o bate cabelo das revelações da cidade – como Natalie Tisdale – e ainda o Show da Xuxa com a drag Stefany Strela, e a Beyoncé de Kimberly Butterfly, perfeita, todas apresentações que arrancadam muitos aplausos do público. Mas todos os shows foram incríveis este ano, valorizando a produção local e empenho dos artistas que não cobraram cachê para se apresentarem, como em todos os últimos anos. A drag Brigitte Beaulieu, linda de verde aqua e peruca vermelha, arrasou apresentando os shows.

Gostaríamos de registrar mais uma vez a ausência do prefeito de Curitiba, agora o Sr. Gustavo Fruet, e do Governador do Paraná Beto Richa, representados no evento pelas respectivas coordenadoras do programa de DST/AIDS. A vereadora Professora Josete (PT) esteve presente. No evento da capital paranaense, além da ausência dos representantes públicos, a segurança também não comparece fardada mas afirmam que estão presentes no entorno.
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS