Arquivo

Teste de detecção do HIV por saliva estará disponível no SUS e nas farmácias em 2014

Redação Lado A 18 de Dezembro, 2013 20h58m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta quarta-feira, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde anunciou a portaria que normatiza o teste no país. A partir de março de 2014, o kit para realização do teste estará disponível em todas as campanhas do programa federal Fique Sabendo, em serviços do SUS que atendem as populações vulneráveis e nas farmácias da rede pública. O novo teste rápido é realizado com a coleta de fluido oral com uma haste e aponta o resultado em até 30 minutos.

40 ONG parceiras do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, que atuam em 21 estados e no Distrito Federal terão acesso prioritário para o novo método. “Em um segundo momento, o diagnóstico estará disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo, inclusive como autoexame. A sua grande vantagem é a segurança e a confiabilidade, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial”, explica o ministro da Saúde Alexandre Padilha.  

“As pessoas que, eventualmente, não se sintam à vontade para ir a um centro de saúde ou num laboratório, poderão fazer o teste com privacidade, em sua própria casa, no horário e da forma que quiserem”, ressaltou o ministro sobre a disponibilização do método no comércio. Para fazer o teste, a pessoa precisa não fumar, comer ou beber por 30 minutos antes de realizar o procedimento. A coleta é feita na mucosa da parte interna do lábio com uma haste e o produto é mergulhado em um reagente no interior do aparelho que detecta a existência de anticorpos anti-HIV, ou seja, apresenta uma janela imunológica (tempo após a infecção para que seja possível a detecção por este método) de ao menos 2 meses. Se for positivo o aparelho mostra duas linhas vermelhas e, caso negativo, aparece uma linha vermelha. 

Na apresentação disponível nas farmácias, os testes terão uma bula explicativa com informações detalhada do passo a passo para a sua realização; orientação para procurar serviço de saúde, se der positivo; e o número de telefone disponível para responder dúvidas. Nos EUA estes testes estão disponíveis há alguns anos.

Com informações da Agência Saúde

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS