Arquivo

Literatura GLS: Condicional – O amor é uma prisão?

Redação Lado A 16 de Janeiro, 2014 16h42m

O livro Condicional, de Paulo Sérgio Moraes, All Print 2013, começa e termina no mesmo ponto em sua cronologia mas as quase 200 páginas levam o leitor à história instigante, bem escrita, para o universo de Lucas, um jovem paulistano de classe média que não acredita no amor e tem uma auto estima quase inabalável. O rapaz de 19 anos se envolve em um acidente na noite de sua formatura e, ao meio de sua negação de culpa e egoísmo, se vê apaixonado por um marginal da boca do lixo paulistana.

O livro faz referências ao cenário da noite de São Paulo, ao universo gay, cai em poucos clichês da literatura LGBT, não apela no sexo, e consegue ser muito bom. O autor amarra a história muito bem e propõe a discussão da homofobia, da solidão, das amizades, das drogas, relação com o pai, o preconceito das igrejas evangélicas, prostituição, papéis sexuais, entre outros temas, de formas interessantes porém claramente de forma intencional. As referências de fatos que marcaram os anos 90 e 2000 ajudam a dar credibilidade aos fatos narrados.

O relacionamento do personagem principal, o fotógrafo bem sucedido Lucas com seus amigos Vítor e Thaís, ou com o drogado e criminoso Jota em Condicional, são verossímeis, bem como as enrascadas e pensamentos que surgem ao meio de uma história que vai se remoldando após cada nova tragédia, até que surge a reviravolta ao seu final.

O livro é o primeiro a ser publicado pelo dramaturgo e redator mineiro Paulo Sérgio Moraes, radicado em São Paulo, que promete uma carreira brilhante como escritor, com certeza. Condicional é um dos melhores livros de ficção da literatura brasileira GLS e o autor deixa os leitores muito interessados no que virá a seguir em seus trabalhos.

Confira e compre o livro em: http://www.paulosergiomoraes.com.br

 

 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS