Arquivo

Núcleo da UFSC lança nota após suposto suicídio de aluno gay em campus da universidade

Redação Lado A 21 de Janeiro, 2014 18h19m

COMPARTILHAR

TAGS


Na última sexta-feira, o Núcleo de Identidades de Gênero Subjetividades (NGIS) da UFSC emitiu um comunicado depois que o estudante de Jornalismo Alex Sobral, de 26 anos, natural de São Paulo e gay assumido, foi encontrado morto na noite anterior, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. A nota lamenta a morte do rapaz e chama atenção para a discussão das sexualidades.
 
O corpo do jovem foi encontrado em um bosque próximo ao Planetário da UFSC no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Ele teria se enforcado.

Curiosamente, o local é um conhecido como ponto de pegação gay e usado também para consumo de maconha.

Confira abaixo a nota do NGIS UFSC:

Nota de Pesar
 

O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina vem a público afirmar o seu pesar pela morte do jovem gay Alex Sobral, ex-estudante de nossa comunidade universitária. A polícia acredita tratar-se de suicídio. Alex, que cursava Jornalismo, foi encontrado morto no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
 
Muitas vezes elaboramos o suicídio como resultado de enorme sofrimento psíquico do indivíduo e depositamos sobre o sujeito toda a responsabilidade do ato que cometeu. Entretanto, já no século XIX o fundador da escola francesa de sociologia, Émile Durkheim nos ensinou que toda a sociedade, com seus valores e crenças, é responsável pelas mortes voluntárias que produz. Pensando o tempo presente, a comunidade LGBT tem sido fortemente impactada por mortes voluntárias e involuntárias.

São alarmantes os índices de suicídio dentre as populações jovens de lésbicas, gays e travestis. Segundo dados da Universidade Federal do Alagoas, as pessoas LGBT são mais propensas a “quererem sumir”, índice que chega a 78% das pessoas entrevistadas. Além disso, segundo a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, jovens LGBT têm até cinco vezes mais risco de cometerem suicídio que pessoas heterossexuais.

No que tange as mortes involuntárias, segundo dados dos movimentos sociais, apenas em 2014 no Brasil foram assassinadas 18 pessoas LGBT, demonstrando o crescimento dos índices de violência letal. De acordo com dados do “Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil: ano de 2012”, publicado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as notícias de mídia divulgadas nos anos 2011 e 2012 mostraram que “as violações que resultam em morte detêm o maior percentual, somando 81,36%.

Os homicídios são os mais noticiados em 2012 entre as violências físicas, com 74,56%, seguidos por lesões corporais (70,76%), latrocínios (6,82%) e tentativas de homicídio (7,87% ) . Em 2011, os homicídios totalizaram 78,6%, seguidos por lesões corporais (13,7%), tentativas de homicídios (6,5%), latrocínios (0,9%) e cárcere privado (0,3%). Esse quadro de violências homo/lesbo/transfóbicas, quando não resultam em mortes de LGBT, podem produzir deficiências, contribuindo para aumentar o contingente de novas pessoas com deficiência no Brasil.

O recente assassinato do jovem Kaique em São Paulo tem mobilizado a comunidade LGBT. Kaique foi encontrado morto após uma noite de balada com todos os dentes arrancados. Segundo o deputado federal Jean Willys “[em 2012,] 338 pessoas foram assassinadas por serem gays, lésbicas, travestis ou transexuais no Brasil, 27% mais que no ano anterior, que registrou 266 homicídios homo/lesbo/transfóbicos, 317% mais que em 2005”.

Nesse quadro de extrema hostilidade contra pessoas LGBT que transversaliza classe, gênero, deficiência, raça, etnia, o NIGS/UFSC vem a público reafirmar seu compromisso na construção de estratégias de combate à homofobia, estímulo à denúncia, apoio, solidariedade e justiça.

À família e aos amigos do jovem Alex Sobral enviamos nossas sinceras condolências, compartilhando a dor da perda de mais uma promessa criativa da comunidade LGBT que “quis sumir” do contexto violento em que vivia. Sua perda, para além da dor da família e amigos, é também uma perda social pois foi um jovem que estudou em nossa universidade pública e não teve tempo de devolver à sociedade brasileira os conhecimentos obtidos em sua formação de excelência na UFSC. Trata-se portanto de uma perda que nos afeta a todos e todas enquanto comunidade universitária.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS