Arquivo

Rússia: Ativista gay é detido por mostrar bandeira arco-íris durante revezamento da Tocha Olímpica

Redação Lado A 22 de Janeiro, 2014 13h54m

COMPARTILHAR

TAGS


E já temos notícia do primeiro preso por ser homossexual na Rússia nas Olimpíadas de Sochi que começa no próximo mês. O ativista gay Pavel Lebedev foi agarrado e levado à delegacia quando levou uma bandeira gay para a tradicional maratona de chegada da Tocha Olímpica ao país. O incidente aconteceu a 900 quilômetros de Sochi, em Voronej. Ele protestava contra a lei que pune a exposição de material relativo a gays e qualquer ato relativo a homossexualidade, ou propaganda gay,  a menores de 18 anos de idade, que inclui, pelo visto, a bandeira do arco-íris.

“Sediar os Jogos aqui promove uma contradição aos princípios básicos das Olimpíadas, que é o de cultivar a tolerância”, afirmou o ativista à imprensa após a prisão. O ativista também teve um pedido de união civil negado e ainda foi agredido durante um protesto no ano passado por um homem com um chute. O agressor foi condenado a dois meses de detenção.

Apesar das promessas do presidente Vladmir Putin de que homossexuais são bem vindos aos jogos, um comentário adicional feito na semana passada mostrou o equívoco russo quanto aos homossexuais, comparando gays aos pedófilos: 

“Nós não banimos as relações sexuais não tradicionais. Nós banimos a propaganda da homossexualidade e da pedofilia, e eu quero sublinhar isto, nas propaganda para menores”. E ainda:  “Nós não estamos banindo nada, não estamos perseguindo ninguém, não temos punição criminal para tais relações, como em outros países”. “Cada um pode se sentir relaxado e calmo, mas por favor deixem as crianças em paz”, disse o presidente ao dar boas vindas aos homossexuais no país.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS