Arquivo

Ativista gay chinês processa estado por recusa de registro de ONG

Redação Lado A 21 de Fevereiro, 2014 17h24m

COMPARTILHAR

TAGS


O militante gay chinês Xiang Xiaohan, 20, abriu processo por danos morais na última quarta feira contra o Departamento de Assuntos Civis da província de Hunan, no centro da China, depois que o mesmo indeferiu um pedido para registro de uma organização civil de defesa dos direitos LGBT. O departamento alegou que a homossexualidade vai contra a tradição moral e cultura do país. O homem já havia sido preso no ano passado na província por 12 dias ao organizar um evento sem autorização e agora busca indenização por danos morais.

Para o ativista não há respaldo legal na afirmação de ilegalidade da homossexualidade que deixou de ser considerada perversão em 2001 no país. A lei do casamento define como uma união como homem e mulher e esse argumento foi utilizado pelo órgão para validar sua negativa contra a legalidade da organização gay. “Eu espero que possamos ser respeitados e que a sociedade nos entenda”, afirmou o jovem ativista.

A corte local tem uma semana para acolher o processo ou arquivá-lo. O intuito de fundar a organização é para que possa organizar a parada legalmente.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS