Arquivo

Em Sochi, secretário geral da ONU pede para Rússia anular lei que persegue e limita direitos dos gays

Redação Lado A 06 de Fevereiro, 2014 18h37m

COMPARTILHAR

TAGS


Ban Ki-moon, secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que está em Sochi na Rússia para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno amanhã, condenou nesta quinta-feira os ataques e perseguições a homossexuais no país. Ele pediu após, discurso para o Comitê Olímpico Internacional (COI), que a Rússia cancele a lei aprovada em Maio do ano passado que proíbe manifestações de afeto e militância de homossexuais no país.

“Devemos levantar nossas vozes contra ataques contra lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais. Devemos nos opor às detenções, prisões e restrições discriminatórias que essas pessoas enfrentam. Nenhum tipo de ódio deve ter lugar no século 21. As Olimpíadas mostram o poder do esporte de unir pessoas independentemente da idade, raça, classe social, religião, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero”, afirmou o diplomata sul coreano.

“Eu sei que tem havido alguma controvérsia sobre a questão. Ao mesmo tempo, eu estimo o presidente Putin por sua garantia de que não haverá discriminação e que pessoas de diferentes orientações sexuais são bem vindas para competir e aproveitar os Jogos Olímpicos”, disse Ban posteriormente aos jornalistas.

O alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, afirmou apoio ao discurso do colega, dizendo que os princípios da ONU são os mesmos do COI.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS