Arquivo

Os primeiros beijos gays da TV Brasileira foram há decadas

Redação Lado A 05 de Fevereiro, 2014 18h33m

COMPARTILHAR

TAGS


Em 1963, a atriz Vida Alves deu um primeiro beijo gay (com Geórgia Gomide ) em “A calúnia” tele teatro, da TV Tupi. Por curiosidade, ela estreou o “beijo hétero” em “Sua vida me pertence”, com Walter Forster, em 1951, na TV ao vivo. Aos 85 anos, a atriz deu uma entrevista para o site G1 e participou de vários programas comentando o beijo gay de Amor à Vida e o tabu do beijo na TV brasileira. O beijo não foi fotografado e nem há registro.

Ela contou ao G1 como se deu o beijo gay em 63, já em videotape: “Era a história de uma menina malvadinha que, por uma nota baixa, inventa que duas jovens eram amantes. Isso fez com que os pais tirassem as filhas da escola. Foram saindo todos os alunos. A escola teve que ser fechada. As duas moças, eu e a Geórgia Gomide, ficaram muito tristes, sentaram-se uma perto da outra. Deram as mãos e disseram que se amavam. Deram um beijo, também de uma forma mais romântica que erótica”. A atriz se disse contente com o beijo de Amor à Vida, mais de 50 anos depois de ter protagonizado o beijo lésbico na TV brasileira.

Já os atores Daniel Barcelos e Rai Alves, que protagonizaram o primeiro beijo gay em 1990 na minissérie “Mãe de Santo” da TV Manchete deram uma entrevista à BBC Brasil. “É muito triste num país como esse, com uma diversidade tão grande, ainda estarmos falando sobre isso como algo curioso. Pessoas são pessoas. Não fomos educados para conviver com as diferenças, este é o problema”, disse Alves. “Acho uma perda de tempo discutirmos a homossexualidade. Temos que discutir, sim, o combate à homofobia”, resumiu ele.
 

Na trama, os dois homens umbandistas se apaixonam. A cena foi gravada de surpresa, sem os atores terem qualquer tipo de preparação. “Sempre achei que aquilo era um passo à frente, na época. Eram dois tabus, porque também era um beijo interracial”, afirmou Daniel que diz que a repercussão foi pouca por causa da baixa audiência da trama.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS