Arquivo

Para o arcebispo de Dublin, “A homofobia é um insulto a Deus”

Redação Lado A 19 de Fevereiro, 2014 17h25m

O arcebispo de Dublin, na Irlanda, Diarmuid Martin partiu em defesa da comunidade gay na semana passada depois que o tema homofobia entrou em evidência no país . Um canal de TV foi processado em razão da drag Panti Bliss afirmar que alguns dos principais veículos de comunicação, dando seus nomes a pedido do entrevistador, de serem homofóbicos e acusarem os gays de quererem destruir a família, assim como políticos e igrejas em um complô. A acusação de difamação partiu dos jornalistas nomeados contra a TV RTE que exibiu denúncia da mais famosa drag queen do país. A RTE acabou  fechando rapidamente acordos de indenizações aos três reclamantes mas o caso tomou proporções maiores.

Panti Bliss virou celebridade internacional e o tema da homofobia e a campanha pública da grande mídia irlandesa, apoiada por institutos religiosos e políticos, contra os homossexuais ganhou a atenção e crítica. Foi então que o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, declarou uma das mais lindas palavras a favor da comunidade gay: “Deus nunca criou alguém que ele não amasse”.

“Qualquer um que não demonstrar amor em relação aos gays e lésbicas estará insultando Deus. Eles não são apenas homofóbicos quando fazem isso, eles estão insultando a Deus. Porque Deus ama cada uma dessas pessoas. Cuspir nos gays e ridicularizá-los não são atitudes cristãs e devemos combate-las. Nós fazemos parte de uma comunidade e ninguém pode ser excluído ou insultado. Precisamos aprender uma maneira nova de lidar com as diferenças para que todos possam viver respeitando uns aos outros. Precisamos tomar cuidado com o que falamos e a maneira como falamos inspirados no Evangelho”, declarou o religioso.

No fim de semana retrasado, Panti Bliss falou no Teatro Nacional de Dublin sobre a controvérsia e afirmou que ela tem que dizer o que é homofobia e não quem nunca foi homo ou sentiu oq ue é isso. Confira (em inglês):

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS