Arquivo

Walcyr Carrasco conta como foi a trajetória do casal gay de Amor à Vida e a cena do beijo e final feliz

Redação Lado A 12 de Fevereiro, 2014 15h51m

COMPARTILHAR


Em sua coluna na revista Época, o autor de Amor à Vida, Walcyr Carrasco, escreveu em “A história de um beijo” como foram os preparativos para a cena emblemática que foi ao ar no capítulo final de Amor à Vida, no mês passado, marcando o final feliz do casal Niko (Thiago Fragoso ) e Félix (Mateus Solano),. Segundo o autor, a redenção de Félix, que começa a trama mau e termina mocinho, só foi possível com a aceitação pelo público do personagem e de Niko, que começou a trama ao lado de Eron (Marcelo Antony)  em busca de uma barriga e aluguel mas que terminou queridinho do público ao ser traído pelo companheiro com a mãe de aluguel. O autor confessou que o final estava longe de seus planos iniciais e que o beijo veio de forma natural para selar a mudança na trama, e foi acolhido pela direção da Globo sem problemas.

“Eu pretendia, sim, contar a história de um personagem gay que queria ter uma família, filhos. Era Niko, vivido por Thiago Fragoso. Já achava atualíssimo colocar essa questão. Ouvi relatos de gays que tentam o método de fertilização artificial numa barriga solidária (ou de aluguel) para depois, quando a criança nasce, ter de lutar pela posse do filho”, revelou o autor que contou ainda que fez questão de incluir os evangélicos no capítulo final, com a recepção de uma criança em um culto de batismo, como forma de mostrar que há espaço para todos e que a tolerância e diversidade é imperativo na sociedade. “No último capítulo, incluí também a apresentação de um recém-nascido numa igreja evangélica. O mundo é para todos, e essa foi a mensagem que eu pretendia transmitir. Quis falar de aceitação. De convivência entre pessoas diferentes. Estou orgulhoso pela reação do público: há uma abertura de consciência no país.”, afirmou o escritor.

Carrasco afirmou que se identificou com Félix e disse que já teve fase em sua vida em que foi amargo e infeliz. A redenção do personagem o levou a lembrar de seu livro predileto Les Miserábles, de Victor Hugo. “Para minha surpresa, o personagem de Félix (Mateus Solano), a bicha má, teve uma enorme aceitação desde o princípio. Venenoso, malvado, mas divertido, Félix caiu na graça dos telespectadores. Não é à toa que meu livro predileto é Os miseráveis, de Victor Hugo. Adoro histórias de redenção. Acredito que o ser humano pode se transformar. É linda essa capacidade de nos transformarmos em outra pessoa”, filosofou o autor.

A aceitação e pedido para que Félix e Niko terminassem juntos ganhou fôlego na reta final da novela e roubou a cena do casal protagonista, Paloma (Paolla Oliveira) e Bruno (Malvino Salvador), mas não diminuiu a importância dos dois na trama. “Sou um autor honesto com minhas tramas. O desfecho usual de uma trama romântica é o beijo”, afirmou Carrasco que então levou a situação para a diretoria da TV Globo que comprou a idéia de um beijo de amor, algo cotidiano e não cinematogrpafico, ou “Não o beijo do gueto, com rapazes dançando de sunga ao fundo. Queria dizer que o beijo gay também pode fazer parte de uma vida familiar”, como define o autor em seu texto. Foram gravadas várias versões do beijo que foi ao ar e finalmente selecionada entre os diretores de núcleo. “Foi um sucesso. Soube de prédios que gritavam como se fosse final de campeonato”, resume o sucesso da cena o autor. “O brasileiro é bem melhor do que se fala. O beijo aconteceu, como pedia a trama de Amor à vida. Eu me sinto de alma lavada”, encerra o texto Carrasco.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS