Arquivo

Editora GLS Nacional lança coletânea gratuita de poemas homoeróticos on line

Redação Lado A 27 de Março, 2014 19h51m

COMPARTILHAR

TAGS


A poesia gay é observada desde sempre, de diversas formas, e está presente na obra de autores consagrados, muitos deles homossexuais reclusos em um tempo em que ser gay não significava se definir como tal ou era preciso esconder a sexuakidade para usufruir de algum prestígio social. Muitos destes autores estão presentes na obra “Poemas Homoeróticos Escolhidos”, de Paulo Azevedo Chaves e Raimundo de Moraes, lançada esta semana pela Index Books em versões virtuais e impressa. A versão on line está disponível para consulta, integralmente gratuita.

Além de 13 poemas do autor pernambucano Paulo Azevedo Chaves, a obra traz trabalhos de nomes consagrados da literatura mundial como Walt Whitman, Abu Nuwas, Federico Garcia-Lorca, Luís Cernuda, Jean Genet, Constantino Cavafy ou Paul Verlaine, traduzidos. Além dos autores Cassiano Nunes, brasileiro, e o mestre português António Botto. O coautor do livro, o também pernambucano Raimundo de Moraes, participa com dois de seus poemas. O livro ainda traz ilustrações e arte homoerótica, além de citações. 

“Procurei seguir à risca o conselho de Keats no dístico final de sua bela Ode Sobre uma Urna Grega: ‘Beleza é verdade, verdade, beleza, – isso é tudo / Que sabeis na terra e tudo que precisais saber’. O que muitos certamente enxergarão como vulgaridade, indecência, obscenidade, para mim nada mais é do que a busca de uma linguagem visceral em consonância com o que pretendo exprimir – a realidade nua e crua do sexo, que deve prescindir de eufemismos e de termos e construções verbais bem comportados e/ou eruditos para descrevê-la e para exprimi-la”, afirma Chaves.
 

Para ler o livro, clique aqui.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS