Arquivo

EUA: Fabricantes e prefeitos não participam de paradas do dia de São Patrício que proibiram grupos gays

Redação Lado A 16 de Março, 2014 22h25m

COMPARTILHAR

TAGS


No dia 17 de Março se comemora, até no Brasil, o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda, com muito chopp e cerveja. A festa verde é tradicional nos EUA, onde há uma das maiores comunidades irlandesas fora da Europa. Há anos os organizadores das paradas de Boston e Nova York, onde grupos inscritos desfilam nas ruas, proíbem que grupos gays se auto identifiquem como LGBT no evento ou levem bandeiras do arco-íris. A decisão já foi parar na Justiça há 15 anos mas desta vez o problema causou uma ameaça de boicote de bares gays aos patrocinadores dos eventos, que se retiraram do evento, em uma atitude firme contra o preconceito.

Em Boston, a Sam Adams não participou do desfile de Domingo, em solidariedade à comunidade gay, que pode participar mas sem se identificar como grupo gay no cortejo. Segundo a organização, o evento tem caráter familiar e histórico, a participação de um grupo gay modificaria esta imagem da celebração. Já em Nova York, a Heineken retirou seu patrocínio para o maior evento do país, que ocorre nesta segunda-feira. “Acreditamos na igualdade para todos”, manifestou a Heineken ao afirmar o cancelamento do seu patrocínio pelo mesmo motivo.

Os prefeitos de ambas as cidades também tomaram partido da comunidade gay e afirmaram que não fariam parte da celebração em razão da proibição de que gays participassem de forma assumida nos eventos. A história é antiga, muitos prefeitos não participam do evento há anos por causa desta proibição mas foi a primeira vez que as cervejarias resolveram se retirar da festa, o que deve mudar a atitude dos organizadores nos próximos anos.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS