Arquivo

Assassino confesso de Wilson Bueno é absolvido mas MP quer novo julgamento

Redação Lado A 01 de Abril, 2014 22h47m

COMPARTILHAR

TAGS


Em maio de 2010, o assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno, autor do premiado sucesso Mar Paraguaio e outros 12 livros, chocou Curitiba. Ele foi encontrado morto aos 61 anos em sua casa, na região do Tingui, esfaqueado. O caso foi logo solucionado pela polícia nas semanas seguintes. Cleverson Petreceli Schmitt, então como 19 anos, garoto de programa, foi apontado como autor do crime. O acusado foi inocentado nesta segunda-feira pelo 1ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, por quatro votos a três.

Na época, o jovem confessou o crime e alegou que foi tirar satisfação com o escritor depois que um cheque no valor de R$130, pagamento de um programa sexual, voltou. No julgamento, a mãe do rapaz, testemunha de defesa, acusou a polícia de intimidar a sua família. O acusado alegou que foi torturado. O advogado de defesa e o advogado que assinou a confissão do acusado entraram em discussão em plenário, depois que a defesa demonstrou que ele era amigo da família Bueno, obrigando o juiz a interromper o julgamento e aplicar advertências.

No fim, a dúvida razoável da culpa do rapaz prevaleceu e ele foi inocentado. Ausência de provas periciais concretas e as suspeitas levantadas sobre uma fraude para a confissão e tortura policial, apontadas pela defesa, com a hipótese de que outra pessoa poderia ter cometido o crime, inocentaram o acusado. Do lado de fora, revolta de familiares e amigos. Faixas com frases de autoria de Wilson Bueno ocupavam as galerias do Tribunal do Júri.

O Ministério Público do Paraná (MP) já pediu um novo julgamento. O delegado de Colombo que conduziu a prisão e confissão está afastado depois de suspeitas de tortura e violência para obter confissões falsas de acusados no caso Tainá, bem como o advogado que testemunhou a confissão já ter atuado para parentes de Bueno, colaboraram para a falta de crença do júri na investigação da morte de Bueno. Mas o MP alega que a defesa não apresentou uma tese senão ignorar a confissão do réu, que foi aceita como prova depois de processos do julgamento antes de ir a júri.
 

Cleverson deve ser solto na próxima semana.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS