Arquivo

Logo TV exclui episódio transfóbico de RuPaul’s Drag Race e pede desculpas

Redação Lado A 17 de Abril, 2014 17h32m

COMPARTILHAR

TAGS


A Logo TV anunciou esta semana que o quadro “Você recebeu um email traveco” (You’ve Got She-mail) não mais fará parte do programa RuPaul’s Drag Race, que está em sua sexta temporada de sucesso. Em março, o programa foi alvo de uma discussão sobre transfobia depois de exibir um desafio em que ao mostrar uma foto de um corpo feminino, as competidoras precisavam dizer se pertencia a uma mulher biológica ou a uma drag, com uma placa dizendo “traveca”. Além do xingamento, separar a feminilidade trans do padrão de gênero cis criou um mal estar, já que implica a dizer que as trans não são mulheres como as outras. 

O uso dos termos pejorativos “she-male” e “tranny” (traveca, trava) começaram a abrir uma discussão que terminou esta semana com a exclusão do quadro citado, da retirada do episódio do desafio do ar em todas as mídias da Logo TV e um pedido de desculpas.

A produção do programa afirmou: “Nós temos o prazer de celebrar todas as cores do arco-íris LGBT. Quando isso se refere ao movimento de nossas irmãs e irmãos trans, nós estamos sensibilizados de um forma nova e mais comprometidos, mais do que nunca, em ajudar a espalhar o amor, a aceitação e o entendimento”, afirmaram os produtores após as polêmicas e críticas.

O canal então respondeu: “Nós ouvimos as preocupações do segmento. Nós estamos comprometidos em dividir uma gama diversa de histórias trans de todos aspectos e olhar para frente para mostrar de forma positiva e construtiva histórias de pessoas trans no futuro”, afirmou a Logo em uma primeira resposta à crise, e que foi criticada por não pedir desculpas e assumir o erro.

“Nós não tínhamos a intenção de ofender mas em um retrospecto do que fizemos isso foi insensível. Nós pedimos desculpas sinceras”, afirmou o canal ao anunciar as alterações e de ter sido cobrado um pedido de desculpas formal por organizações gays como a GLAAD.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS