Arquivo

Presidente da Mozilla renuncia depois de campanha contra sua nomeação

Redação Lado A 04 de Abril, 2014 12h16m

COMPARTILHAR

TAGS


Brendan Eich renunciou nesta quinta-feira ao cargo de presidente da Mozilla e deixa o quadro de diretores da empresa. O criador do Java Script havia assumido na semana passada o cargo mais alto da companhia e gerado mal estar entre funcionários homossexuais da empresa e comunidade gay. Para tanto, diversos sites, entre eles a Lado A, promoveram um boicote ao navegador FireFox, da Mozilla.

Em 2008, Eich doou US$1000  para um grupo contra o casamento gay na Califórnia e preencheu a ficha de doação citando a Mozilla como empresa empregadora. Em comunicado, a empresa informou que a decisão partiu do executivo, “pela Mozilla e pela nossa comunidade” e pediu desculpas por não ter agido de forma rápida e se posicionado, como esperam que a empresa faça em todos os momentos.

Mas a saída não foi motivada apenas pela pressão das campanhas de acusação de homofobia do profissional mas também por sua falta de capacidade de liderança, essencial ao cargo. Nas semanas anteriores, outros executivos pediram demissão por não concordarem com a nomeação de Eich, sem relação com a doação polêmica.

Abaixo, leia o texto que colocamos em nosso site, visível apenas para os 8% de usuários que usam o programa Firefox da Mozilla:

 
AVISO IMPORTANTE
 
Juntos somos mais fortes.
 
Prezado leitor. A Lado A gostaria de alertar que você está usando o navegador FireFox, da Mozilla. 
 
Atualmente, empresas de internet estão em campanha contra a promoção do novo CEO da Mozilla, Sr. Brendan Eich, que em 2008 doou dinheiro para campanha contra o casamento gay na Califórnia. 
 
Defendemos acima de tudo a liberdade de expressão, mas, antes disso, o direito do público em ter informação e poder de decisão. Por isso, este manifesto pode ser visto apenas para quem usa o Mozilla FireFox para acessar nosso site.
 
Sugerimos que use o Google Chrome, navegador de uma empresa que se posiciona abertamente a favor da Igualdade e que doa dinheiro para a comunidade gay e sua causa.
 
Desde já agradecemos a atenção e pedimos desculpas pelo inconveniente.

LADO A
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS