Arquivo

Carimbo de AVISADO em cinemas que exibem Praia do Futuro é homofobia?

Redação Lado A 22 de Maio, 2014 13h45m

COMPARTILHAR

TAGS


O paraibano Iarlley Araujo postou no Facebook que foi “avisado” de que o filme Praia do Futuro, com Vagner Moura, possuia cenas de sexo homossexual ao comprar seu ingresso em um cinema da rede Cinépolis de João Pessoa. Seu ingresso veio com a palavra AVISADO carimbada, o que chamaou atenção da internet e rendeu uma matéria de O Globo. A polêmica ganhou as redes sociais com pessoas indignadas pelo carimbo e pelo aviso.

 
“Ao comprar o ingresso do #folia #PraiadoFuturo fui questionado com a seguinte frase do atendente do #Cinépolis #JoãoPessoa/PB;
“Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual. ” Eu disse; “sem problemas”. Então recebi meu ingresso com esse carimbo de AVISADO. Na hora fiquei surpreso e com um misto de dúvidas… Uma das é: Isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta? Com relação ao filme, ele é sensível, romântico, dramático e questionante!”, postou Araújo nesta terça-feira nas redes sociais.
 
O carimbo é uitlizado quando alguém compra um bilhete de estudante e não apresenta o documento válido para o desconto, quando compra para outra pessoa que ainda não chegou, por exemplo (O editor da Lado A já recebeu o carimbo de “avisado” em outro filme), porém em razão da reclamação de diversas pessoas que saem durante o filme, alguns cinemas estão sim avisando do conteúdo homoerótico de Praia do Futuro. Se o carimbo foi utilizado de nova forma e referente a este aviso, ou não, a situação já foi denunciada. O cienma em questão nega que o aviso se refere ao conteúdo do filme. A polêmica valeu para divulgar o longa e mostrar o preconceito do brasileiro que não tolera a homossexualidade nem na arte, uma clara amostra de homofobia da nossa sociedade.

Por um lado, a sinopse do filme não dá idéia de que contém um romance gay: “Donato é salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ayrton é um menino que sonha com motos e super-heróis e admira a coragem do irmão mais velho em se jogar nas ondas para salvar desconhecidos. Quando falha pela primeira vez em resgatar uma vida no mar, Donato acaba conhecendo Konrad, um alemão piloto de moto velocidade, amigo do afogado. Donato parte com Konrad para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo para trás. Anos depois, Ayrton, já adolescente, se aventura em busca de Donato para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói”. Já por outro lado, se avisam do conteúdo do filme estão estragando a surpresa da trama… Mas, como é dito na internet, e outras questões polêmicas, não mereceriam então serem “avisadas” então?

Outra questão é que a classificação indicativa do filme é para 14 anos de idade…  #complicado

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS