Arquivo

Fotógrafa capta corpos nus com inscrições de rótulos dados por outras pessoas

Redação Lado A 18 de Maio, 2014 23h30m

COMPARTILHAR

TAGS


Em 2011, a fotógrafa Lauren Renner, de Nova York, queria explorar as interações entre a identidade e os estereótipos na sociedade ocidental em meio a interação humana. Surgiu o projeto “Other Words”, outras palavras, com corpos cheios de inscrições de como as pessoas são definidas por meio de palavras para identificar e classificar. “Os rótulos que ditam como somos vistos pela sociedade são diferentes, em muitas maneiras, como nós, como indivíduos nos identificamos. Algumas vezes, isso pode parecer que a linha entre o que pensamos como nossa auto identidade e a identidade que nos é colocada pelos outros está borrada. Isso torna difícil para nos livramos do confinamento das palavras, e alterar a percepção que temos de nós mesmos”, revela a artista no site do projeto.

O trabalho une pessoas de acordo com as suas experiências e rótulos e fazem a impressão de palavras que foram usadas ao longo de sua vida para definí-los, à mão, uns nos outros. Em seguida são fotografados em um local que resume suas vidas e comunidades, com uma câmera de ângulo aberto. As fotos fazem parte de uma exposição da artista que abriu este final de semana na galeria JANGEORGe, em East Hampton, NY. 

Pessoas de diversas idades, sexo, origens e identidades foram convidadas a participar do projeto. O mais bacana é que todas parecem iguais, até que você começa a ler as palavras e cria com os rótulos um preconceito sobre elas, como elas seriam no seu dia a dia, uma imagem baseada nas palavras. O trabalho é poderoso, um exercício para desprogramar o nosso cérebro, ensinado a julgar pelas aparências!

Confira o trabalho em:  http://www.laurenrenner.com/iowphotographs

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS