Arquivo

Cadê o orgulho?

Redação Lado A 08 de Junho, 2014 19h06m

COMPARTILHAR

TAGS


Esta semana a página no Facebook da Prefeitura de Curitiba colocou como capa do perfil a campanha “Proud To Play”, Jogue com Orgulho, contra a homofobia no futebol. Foi uma jogada merecedora de aplausos e eles (pessoal do Face da prefeitura) colocaram até o meme da capivara da página entre os atletas que mandam mensagens contra o preconceito na campanha criada pelo You Tube / Google em comemoração ao Mês do Orgulho Gay.

Mas… o texto da prefeitura não fala que é uma campanha comemorativa do mês do orgulho gay e nem mesmo cita a palavra “gay’ em seu texto. “A Prefeitura também está fazendo parte da campanha mundial do Google #JogueComOrgulho #ProudToPlay. Dentro do campo não existe espaço para preconceito e nem discriminação, somente a arte de jogar.  Viva a vida do seu jeito. O esporte nos une. Jogue com orgulho. Apoie um mundo onde cada atleta possa ter orgulho de jogar”, diz  comentário da foto.
 

Todavia, a cidade não tem uma lei que criminalize a homofobia, há diversos casos que não são levados a sério de pessoas expulsas ou mal tratadas em bares e afins… e até assassinatos não solucionados (ok, maioria deles não são no Brasil). Mas nunca um prefeito da cidade foi em uma Parada da Diversidade (embora todos os anos vão na Marcha para Jesus) e ainda faltam iniciativas e apoio aberto e declarado ao tema pelas secretarias, com exceção da Saúde, que sempre representa o prefeito nos eventos LGBT. Para completar, transexuais e travestis que fazem programa sexuais são removidas constantemente e o centro de atendimento às transexuais da cidade, anunciado no final do ano passado, ainda não foi inaugurado, por causa da burocracia.

Assim não dá nem para começar a brincar… Uma lei contra a homofobia seria o mínimo do necessário para a comunidade gay em Curitiba… Afinal, o prefeito pode propor leis na Câmara ou baixar decretos… que tal começar a Jogar com Orgulho de verdade?

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS