Arquivo

Em dia de jogo do Irã e Nigéria, gays protestam contra a pena de morte e pela descriminalização da homossexualidade

Redação Lado A 16 de Junho, 2014 21h16m

No mundo, sete regiões criminalizam a homossexualidade com pena capital, entre elas a Nigéria e o Irã. Os dois países jogaram hoje em Curitiba, e militantes de direitos humanos da cidade atraíram a atenção da mídia internacional e de quem passava pela rua XV de Novembro para uma ação com intenção de denunciar a violação dos direitos humanos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Chamada de “Cartão vermelho para a homofobia”, a manifestação destacava que, ainda hoje, 78 países criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Com cartazes bilíngues, uma imensa bandeira do arco-íris de 30m pendurada em um casarão abandonado, onde pairavam dois bonecos enforcados, alusão à execução de homossexuais em países que seguem a Charia, leis islâmicas, um grupo de 50 militantes chamou a atenção no principal ponto de reivindicações da capital curitibana nesta segunda feira. Com pouca adesão mas grande visibilidade, havia até imprensa árabe cobrindo o ato organizado pela Aliança Paranaense LGBT e estudantes. Por alguns minutos foram gritadas palavras de ordem. Impossível quem passava pelo movimentado local não perceber a manifestação. O ato começou por volta das 10h da manhã e seguiu até o início da tarde.

Torcedores iranianos que estavam passando pelo local fizeram questão de dar entrevista e apoio ao movimento, alegando que os habitantes do país não concordam com as leis ou tem culpa por elas. A maioria era de iranianos que já abandonaram seu país por conta das violações contra os direitos humanos que incluem ainda outras leis arcaicas e forte opressão às mulheres. Teve até um beijaço gay entre alguns militantes, o que, claro, chamou atenção mais ainda.

Turistas e moradores da cidade ficavam curiosos e paravam, recebiam informações do que acontecia, e mostravam-se solidários. O protesto ocorreu pacificamente e cumpriu seu papel de chamar atenção a um mundo distante mas que não se difere muito da realidade brasileira, afinal, o Brasil é o país no mundo onde mais homossexuais são assassinados por conta ou em razão de sua sexualidade.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS