Arquivo

EUA: Igreja presbiteriana autoriza casamento gay

Redação Lado A 26 de Junho, 2014 20h15m

Na última sexta-feira, a Igreja Presbiteriana Americana anunciou que passará a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A decisão veio depois que a Assembleia Geral da tradicional denominação, que tem quase 2 milhões de fiéis, aprovou uma proposta que deixe livre qualquer pastor a celebrar as uniões ou “qualquer matrimônio que o Espírito Santo os convide a celebrar” em estados onde o casamento gay é reconhecido. Pela decisão da denominação de origem escocesa, os livros de ofício da igreja agora trarão a frase: “o casamento implica um compromisso único entre duas pessoas”.

O avanço foi considerado histórico para os defensores da igualdade do matrimônio porém encontrou grande condenação na área conservadora. A Igreja Presbiteriana do Brasil lamentou a decisão e afirmou que o braço nos EUA não tem nada a ver com a denominação no país.

Nos EUA, igrejas como Luterana Evangélica e Episcopal Americana e Metodistas Americana já manifestaram que a questão é local, ou seja, os pastores devem decidir com suas comunidades o aceite dos casamentos gays e como serão realizados. Nos EUA, 19 dos 51 Estados, incluindo Washington DC, já reconhecem o casamento gay que é apoiado por 55% da população. No ano passado, a Suprema Corte dos EUA considerou restringir o casamento a homem e mulher como Inconstitucional e o tema da Igualdade do Casamento é apoiado pela Casa Branca na gestão de Barack Obama.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS