Arquivo

Homofobia na Copa: Para Fifa, uso da palavra “puto” em espanhol não é homofobia

Redação Lado A 26 de Junho, 2014 19h47m

Depois do jogo México e Camarões na semana retrasada, na mesma chave da seleção brasileira, pela Copa do Mundo de futebol, que está sendo realizada no Brasil, a Fifa abriu um inquérito de conduta imprópria aos torcedores mexicanos, depois de xingamentos ao goleiro de Camarões. O jogo que terminou com a vitória de um a zero para a equipe latina foi marcado com xingamentos de “puto” (bicha em espanhol) contra o camaronês Charles Itandje. No segundo jogo do México, contra o Brasil, a provocação foi repetida, agora de ambos os lados.

Esta semana porém a Fifa anunciou que o inquérito contra o México foi arquivado por entender que a expressão não tem conotação específica, ou seja, não seria um insulto. “O comitê disciplinar da Fifa decidiu que o incidente em questão não é considerado um insulto neste sentido. Todas as acusações contra a Mexican FA foram retiradas”, afirmou o porta-voz da Fifa.

No México, porém, o comitê nacional contra a discriminação (Conapred) classificou o termo como preconceituoso. Para o grupo mexicano Fare, o termo é sim classificado como homofóbico e a decisão da Fifa se mostra contrário aos esforços do país em coibir a homofobia e aponta claramente que a entidade não tem a intenção de educar seus torcedores ou combater a homofobia nos estádios. Em carta, o grupo também questiona como o tema será tratado nos próximos jogos, na Rússia, em 2018. Para o grupo Fare, apenas os próprios gays podem classificar algo como ofensivo para eles ou não.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS