Arquivo

Padre dá benção em cerimônia gay e é afastado por Igreja em Goiânia

Redação Lado A 13 de Junho, 2014 20h08m

O arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz anunciou esta semana o afastamento do padre César Garcia em razão de uma benção dada pelo religioso no casamento dos arquitetos Leo Romano e Marcelo Trento. Um inquérito foi aberto para avaliar a atitude do pároco que não poderá realizar atividades como ordenado até sair a conclusão do Tribunal Eclesiástico de Goiânia. Segundo o arcebispo local, a presença do padre na cerimônia vai contra a sua posição, bem como o ato de se manifestar, mesmo como amigo, na celebração.

Fotos da cerimonia nas redes sociais causaram mal estar nos membros mais conservadores da igreja local e mostram o padre entre os dois noivos. O religioso afastado afirmou para a imprensa que não se tratava de um casamento, que ele não estava no local como padre e que não houve padrinhos, alianças e nem dama de honra, que era uma celebração de amor.

A união de 11 anos foi celebrada no último dia 20, na residência do casal, e o padre era um dos convidados. Sem batina ou ornamentos, ele afirma que conduziu uma oração a pedido dos noivos, e declarou o Salmo 83 da Bíblia que evoca “a grandeza do amor e o respeito às pessoas”. “Não se nega uma benção”, defendeu o padre afastado. Já os noivos afirmaram que o padre abençoou a residência e os presentes e não a união do casal.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS