Arquivo

Protesto Rússia: Curitibanos aproveitam dia de jogo da Copa para denunciar homofobia

Redação Lado A 26 de Junho, 2014 20h40m

Na manhã desta quinta-feira (26), um protesto em Curitiba no dia do jogo da Rússia, que joga na cidade contra a Argélia, pela primeira fase do Mundial da Fifa, movimentou ainda mais a Rua XV de Novembro. Marcado na Boca Maldita às 10h30, o protesto foi organizado por estudantes, sindicalistas e partidos de esquerda e fez muito barulho.

No Facebook, mais de 140 pessoas confirmaram presença mas pouco mais de 40 pessoas participaram do ato que começou com a confecção de cartazes. As Ongs acabaram não se empolgando para fazer um novo protesto então os estudantes LGBTs e simpatizantes resolveram não deixar a oportunidade de lembrar e criticar a homofobia russa. O protesto marcado pelo Facebook reuniu gente jovem, bonita e pró ativa. Muita gente parava no local, muitos gays e simpatizantes.

Por meio de um megafone, panfletos ou no corpo a corpo, os ativistas explicavam aos transeuntes, entre eles muitos estrangeiros, o motivo do protesto. Na Rússia, gays são perseguidos e os homofóbico ganharam o abrigo de uma lei que proíbe a chamada propaganda gay, que na prática impede a liberdade de expressão e afeto de homossexuais no país. Na Argélia, gays podem ser condenados a prisão, segundo a lei islâmica.

O ato também denunciou a homofobia no Brasil, onde a cada 24h um homossexual é assassinado. Apesar de não ser crime ser gay no país, não há uma lei que puna a homofobia, mais uma das demandas dos manifestantes que permaneceram no local até o início da tarde.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS